top of page
Foto do escritorLucas Garcia

"Buscadores Implacáveis"

Recentemente encontrei o termo “Relentless Searchers”, ou no bom e velho português “buscadores implacáveis”, em um livro que estou lendo e ADORANDO, chamado Zero to One.


Como falei no artigo “Por Que Você Deveria Aprender a Fazer as Perguntas Certas?”, nós vivemos na era da informação.

Informações, sempre foram uma constante monetariamente custosa e centralizada. Porém, como se faz fato com esse artigo, hoje em dia qualquer um de nós consegue facilmente receber e compartilhar informações para qualquer outro ser humano com acesso à internet.

Assim como indiquei naquele mesmo artigo, isso resultou em um oceano sem fim de informações que, às vezes, são completamente desnecessárias para seus objetivos e, uma boa forma para navegar nesse oceano é construindo um barco que representa fazer as perguntas corretas.


Certo, no livro que citei inicialmente, o autor busca explicar como ir do 0 ao 1, isto é, como podemos criar coisas novas ao invés de apenas fazer mais do mesmo.

Com isso e uma visão tanto para negócios quanto para a vida no geral, ele revela que o pensamento de que não existem mais coisas para criarmos, isto é, que todas as coisas interessantes já foram inventadas, é falso e leva apenas a criação de “mais do mesmo”.

Então, após apontar esse problema, ele diz que existe uma forma de você criar algo que vá do 0 ao 1 e que, ainda existem diversos segredos gritando e implorando para serem descobertos.

Porém, eles só irão se revelar para os “buscadores implacáveis”.

“Há mais coisas a fazer na ciência, medicina, engenharia e tecnologia de todos os tipos. Estamos ao alcance não apenas de metas marginais estabelecidas na vantagem competitiva das disciplinas convencionais de hoje, mas de ambições que até mesmo as mentes mais ousadas da Revolução Científica hesitaram em anunciá-las diretamente. Poderíamos curar o câncer, a demência e todas as doenças da idade e da deterioração metabólica. Podemos encontrar novas maneiras de gerar energia que libertem o mundo dos conflitos pelos combustíveis fósseis. Podemos inventar maneiras mais rápidas de viajar de um lugar para outro na superfície do planeta; podemos até aprender como escapar totalmente e estabelecer novas fronteiras. Mas, nunca vamos aprender nenhum desses segredos, a menos que exijamos conhecê-los e nos obrigarmos a procurar”.

~ Zero to One

Sinceramente, quando eu li o termo “buscador implacável” eu me identifiquei e me auto intitulei como um buscador implacável.

Sim, eu sou um buscador implacável.

Antes mesmo de ler o restante do que isso significava para o autor, eu me lembrei da minha obsessão quando estou buscando aprender, descobrir e entender algo novo e diferente.

Quando li o restante do que o autor queria dizer com aquilo, fiquei ainda mais “impressionado” e inspirado a realmente assumir esse papel dado por mim mesmo a mim mesmo e, ser o melhor “buscador implacável” que existirá na face desse planeta.

Ao mesmo tempo, quero de alguma forma encorajar as outras pessoas a tentarem algo parecido, já que, pela lógica do autor do livro… Quanto mais buscadores implacáveis existirem, mais segredos serão descobertos por nós e com isso, diversos avanços tecnológicos, linguísticos, científicos, matemáticos, econômicos, sociais e qualquer outro grupo de estudos/feitos/empresas… Serão criadas e de alguma forma avançaremos para o infinito como humanidade.

Sinceramente, o significado que esse título carrega, ao menos para mim, é extremamente importante e relevante… Talvez, por isso, resolvi trazer esse artigo e começar a mostrar para o mundo a ideia de que ainda há diversos mistérios a serem desvendados e qualquer um de nós, hoje em dia graças a internet, poderá ser o responsável por tamanha honra e assim contribuir para o mundo em algum nível.

“Somente acreditando e procurando por segredos você poderia ver além do padrão para uma oportunidade escondida à vista de todos”.

~ Zero to One

Gostou desse artigo? Me ajuda compartilhando o link:


Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkdIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page