top of page
Foto do escritorLucas Garcia

Fundação: Livro vs Série

"Utilizando conceitos não matemáticos, a psico-história defini-se como o ramo da matemática que trata das reações dos conglomerados humanos a estímulos sociais e econômicos fixos... Implícita em todas essas definições, está a suposição de que o conglomerado humano em foco é suficientemente grande para um tratamento estatístico válido [...] O teorema de Seldon, indica que o conglomerado humano esteja ele próprio inconsciente da análise psico-histórica para que suas reações sejam verdadeiramente aleatórias".


~ Fundação, Livro.

Fundação é um dos livros de ficção cientifica mais famosos desde a criação do gênero literário. O autor desse livro, Isaac Asimov, é um dos escritores mais famosos no mundo responsável por uma série de criações fantásticas como as 3 leis robóticas e a popularização dos robôs na história.

Fundação, tem como enredo principal o conceito de psico-história. Como dito na citação inicial, psico-história é uma área da matemática no livro que se propõe a "prever o futuro" a partir de análises estatísticas de gigantescos grupos.

Basicamente, Asimov, utilizou a lei dos gases ideais (n=rt/pv) que consegue prever para onde uma massa de gás irá se movimentar, analogicamente, a uma massa de pessoas.

Em outras palavras, a psico-história consegue prever o futuro de grandes massas, mas não, de indivíduos.


Comecei a ler a trilogia da fundação no finalzinho de 2019 e só terminei no início de 2021. Apesar de demorar para caramba a ler toda a trilogia, eu sinceramente achei fenomenal.

Bem, recentemente, como proposta de adaptação, a Apple TV, decidiu produzir a série Fundação inspirada no livro original.

Apesar do início e de algum modo parte da finalização ser parecido com o livro, a série é muito mais uma inspiração do que uma real adaptação.

Meu chute para isso acontecer é a própria psico-história.

O livro é como se fosse uma coleção de contos espaçados por enormes períodos de tempo. Para se ter uma ideia, o início da fundação corre nas primeiras 20 páginas, logo depois, já se passa 50 anos e todos os personagens foram completamente trocados.

Ignorando todas as diferenças entre o livro e a série, sinceramente, acredito que com o passar do tempo "Foundation" ficará muito famosa. A Apple conseguiu trazer uma história muito interessaste com um ótimo enrendo para pessoas fãs de filmes com perspectivas diferentes e ficção cientifica espacial.

Como exemplo elementar de algo que contribui em minha opinião, mesmo nunca existindo o enredo da liagem de clones que controlam praticamente toda a galáxia no livro, foi um complemente interessante para a série e contribui para o enredo geral que tanto agrada às pessoas.


Honestamente, em minha humilde opinião, tanto o livro quanto a série são ótimos materiais de ficção cientifica. Em especial, o livro consegue transmitir um maior aprofundamento em boa parte da história e traz elementos ainda mais peculiares para os leitores.

De qualquer forma, realmente acredito que foi uma boa série e tem tudo para ter uma ótima segunda temporada.


Obrigado por ler!

Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄


Escrito por: Lucas Garcia

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @jornadalucasgar

Comments


bottom of page