Em mais uma de suas buscas insanas por controle, o governo chinês adquiriu uma parte da ByteDance, empresa dona do TikTok, assumindo participação em um dos aplicativos mais populares do planeta.
O que isso significa?
Assim como destaquei no artigo: "O que está acontecendo na China?", o governo ditatorial chinês, vêm em uma caçada sanguinária por bilionários e grandes empresas de tecnologia, com o intuito de "regular", isto é, tomar o controle e faz jus a sua proposta de economia planificada.
Como sempre, a clássica história de que "nada irá mudar com isso", é apresentada pelo governo chinês e alguns jornais.
Porém, assim como qualquer programa temporário do governo nunca acaba, todos nós sabemos que em algum momento as coisas vão piorar.
Arrisco dizer que podemos chegar até em cenários onde loucuras como as que vemos na própria China como: não poder criticar o governo, falar sobre censura, ser LGBTQI+, ter visão de mundo diferente da proposta pelo partido e todas aquelas outras limitações da sua liberdade de expressão, social ou econômica.
Polêmicas e os Estados Unidos.
Mais uma preocupação quanto a esta notícia está relacionada a coleta de dados e a privacidade dos usuários na plataforma, já que, a partir de julho de 2021, uma mudança nas políticas de privacidade do TikTok, passaram a coletar dados biométricos de seus usuários.
Graças a isso, a antiga discussão do bloqueio do TikTok nos Estados Unidos retornou com um senador sugerindo para o atual presidente, Joe Biden, o bloqueio do aplicativo no país.
A ideia de bloquear aplicativos chineses, ficou famosa durante a administração do Trump que, em seus últimos meses como presidente, havia decretado o bloqueio do TikTok e posteriormente o presidente Biden, cancelou esta ordem.
Em resumo, o TikTok, volta a correr perigo de ser bloqueado nos Estados Unidos agora que o governo chinês tomou assento na diretoria do aplicativo.
O que acho dessa situação?
Essa notícia não deveria ser surpresa para ninguém. Como falei no artigo "O que está acontecendo na China?", desde 2015 a perseguição contra bilionários e grandes empresas de tecnologia, está aumentando na China. Essa é apenas mais uma consequência do que o Partido Comunista Chinês defende, uma economia planificada onde o governo sempre sabe o que é melhor para as pessoas.
Dito isso, a mesma crítica se aplica aos Estados Unidos caso façam uma "retaliação" bloqueando o aplicativo no país. Ao fazer isso, a mensagem que eles estariam passando é que eles sabem o que é melhor para você e sua "privacidade".
Tudo que o governo "deveria" fazer é não fazer nada.
Se alguém se sentir ameaçado quanto ao roubo de seus dados, sentir que o aplicativo está pior ou qualquer outra coisa que não a agrada; ela simplesmente irá migrar para um dos outros milhares de aplicativos que estão no mercado. Essa é a vantagem de um livre-mercado, se uma pessoa não gosta de um serviço/produto de uma determinada empresa, simplesmente migra para outra ou não consome.
O que acha de me ajudar compartilhando o link?
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @oolucasgarcia
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkdIn: olucasgarcia
Referências:
Comments