top of page
Foto do escritorLucas Garcia

Livros de Ficção São Inúteis?


De tempos em tempos, quando estou vagando pelo TikTok ou em alguma outra rede social, vejo alguns adolescente e jovens postando uma série de livros que leram… Ao dar uma olhada nos comentários, leio diversas pessoas criticando essas pessoas pelo tipo de livro que elas estavam lendo.

Comentários como: “tá, agora quando você vai ler livros de verdade?”, “se quer ler ficção, deveria ler os ‘clássicos’” e coisas nesse estilo.

Às vezes, me deparo até mesmo com vídeo de pessoas criticando diretamente adolescentes e outros que leem livros considerados mais “infantis”, como diário de um banana, Harry Potter, Percy Jackson…

Em outras palavras, rola um preconceito quanto a livros de ficção, já que aos olhos de muitos, livros ficcionais, não passam de uma literatura de diversão… Outros consideram até mesmo como, uma maneira de procrastinação (que como falei no meu outro texto é relativo) que não agrega valor para o indivíduo…


Bem, se essa também for sua opinião quanto a livros de ficção, ou você simplesmente está pouco se importando para tudo isso, recomendo que leia este artigo até o fim… Acredito que vou mudar a maneira como você encara livros de ficção daqui para frente.

Qual a melhor maneira para transmitir uma ideia, conhecimento, acontecimento?


Muitos esquecem, mas a melhor forma de alguém aprender algo e ficar engajado/interessado no assunto é através de histórias… Basta você refletir um pouco a respeito das coisas que geralmente utilizamos para lembrar de fórmulas matemáticas, fatos históricos, coisas aleatórias da vida… De algum modo, uma “historinha” é contada para nós, ou nós mesmos criamos uma historinha e associamos à aquele determinado acontecimento.

Também existem os casos, onde, antes de um determinado ensinamento/ponto ser explicado para as pessoas, uma introdução com uma história do dia-a-dia ou até mesmo um exemplo, é dado ao leitor… Por exemplo, basta dar uma olhada no início desse artigo, onde, conto uma história para introduzir o tópico que quero falar.

Fazer isso, gera um sentimento de identificação, completude e induzo você a pensar, não apenas de maneira racional, mas também, emocional.

Em outras palavras, seria muito mais “fácil” apenas cuspir um monte de informações na sua cara… Porém, trabalhar um pouco do “storytelling” faz com que você não apenas aprenda utilizando a lógica, mas também, as suas emoções… Resultado disso? Um ambiente mais propício à absorção de conteúdo é criado, além de ficar marcado mais facilmente em sua memória.


Bem, se isso pode acontecer com um simples artigo que dá uma introdução superficial das coisas, imagine o que um livro pode fazer.

O que livros de ficção podem ensinar?


Além de ser uma boa forma para transmitir ideias, eu acredito que livros de ficção conseguem abranger e desenvolver algumas coisas muito mais poderosas na nossa vida.


Como você já sabe, o objetivo dos meus textos é alterar a maneira como você enxerga o mundo, levando novas visões, teorias e experiências… sempre com um olhar de liberdade.

Ler um livro de ficção, é literalmente, pegar a maneira como uma outra pessoa (quem escreveu o livro) ou os personagens do livro; enxergam o mundo… E do início até o fim, você se coloca no lugar deles, procurando enxergar as mesmas coisas que eles.

Claro, fazer isso pode levar você a se “apaixonar” ou até mesmo considerar um personagem como um amigo que, ao lembrar dele, alguns sentimentos emergem do seu ser… Não se preocupe, isso ainda não é um indicativo de esquizofrenia, rs.

De qualquer forma, eu percebi que a medida com que eu leio mais e mais livros de ficção, a maneira como eu lido, penso e vejo determinadas situações foram se alterando… Ao mesmo tempo que, as possibilidades que vejo para determinadas coisas, de algum modo, se expandiram fazendo com que eu tenha novas ideias para lidar com o mundo.

Existe uma frase que diz: “um leitor vive mais de mil vidas”... Bem, se você sabe o valor da experiência, conseguirá mensurar o quão poderoso viver mais de mil vidas pode ser para enfrentar nossos demônios de cada dia.

A melhor maneira de criar empatia?


Bem, além dos livros ficcionais conseguirem transmitir ideias com maior efetividade; te mostrarem novas formas de encara a vida… Eu acredito que quando você desenvolve um apetite por ler mais e mais livros, eles transformam você em uma pessoa mais empática.

Pense comigo, você está lidando constantemente com uma imensidão de novos personagens, cenários, mundos… Consequentemente, você começa a se colocar no lugar dos personagens e nas situações adversas que eles estão passando durante toda a história. De maneira geral, fazer esse exercício é o mesmo que treinar e desenvolver sua empatia pelos outros… E, querendo ou não, isso é uma forma de desenvolver sua inteligência emocional empática.

Na minha opinião e visão pessoal, geralmente as pessoas que leem bastantes livros de ficção, são mais compreensivas e tendem a ser pessoas com mente mais “aberta”… Talvez esses adjetivos advêm de diversos livros lidos.

Sendo bem sincero, eu acredito que pessoas que carregam uma bagagem de diversos livros considerados como “infantis” lidos, me parecem estar aproveitando muito mais habilidades e benefícios que a leitura entrega, do que pessoas que se limitam a ler apenas um ou dois livros por ano do gênero de não ficção e começam a acreditar que isso é a “leitura de verdade”...

Eu sinceramente gosto muito dos dois gêneros e acredito que cada um tem seus pontos positivos… Mas, muitas vezes, livros de ficção são muito mais divertidos e te dão um olhar ainda mais peculiar do mundo.

Talvez, o que realmente importa é não se limitar apenas a uma determinado gênero; autor; livro; quantidade de palavras ou qualquer categoria; mas sim, tornar-se um explorador de novos universos... Afinal de contas, quanto mais você testar, mais possibilidade de aprendizado, diversão e qualquer outra coisa estarão com você.

Ou seja, apenas leia o máximo de coisas que você conseguir.


E aí, o que você acha dos livros de Ficção?

Se curtiu, me ajuda compartilhando o Link desse texto:




Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkdIn: olucasgarcia


Comments


bottom of page