top of page
Foto do escritorLucas Garcia

A Obsessão Pela "Concentração Suprema"

Uma habilidade que sempre subestimei, mas que agora é um dos focos da minha obsessão é a concentração. Não qualquer concentração… Gosto de chamá-la como a "Concentração Suprema".


Minha obsessão quanto a "concentração suprema", começou quando eu estava assistindo um anime e, em uma cena onde o personagem iria lutar contra um ser cabulosamente forte, ele precisou se concentrar.

Mas, não era qualquer concentração.

Ele estava tão concentrado que até mesmo baba, saiu pela boca.

A obsessão pela "Concentração Suprema" Itadori Yuji
Itadori concentrado - Jujutsu Kaisen

Tudo que o personagem pensava naquele exato momento, era em aplicar o golpe durante a luta. Tudo que passava na mente dele, era fazer o que tinha que ser feito e assim cumprir sua missão.

Quando eu vi isso, algo começou a me incomodar. Algo surgiu em minha mente dizendo:


"eu também quero isso".

Quero ter a capacidade de me concentrar dessa forma. Quero conseguir me concentrar tão profundamente no que preciso fazer que, nem mesmo perceberei todo o ruído que está a minha volta.

Ruído é, de uma forma ou de outra, algo que se intensificou na nossa vida nos últimos anos. Celulares, fones, pessoas, redes sociais, jogos, entretenimento... Tudo isso pode fazer parte desse ruído.

E, se meu objetivo é fazer uma atividade X, mesmo que essa atividade seja apenas jogar... Esses ruídos do dia-a-dia, de uma forma ou de outra, me afasta de cumprir o objetivo.

De todo modo, isso não é algo a ser utilizado com um jogo, afinal de contas, normalmente jogamos para distrair e tudo mais… Porém, quando levamos isso para alguma atividade pratica que requer algum nível de concentração, ter ela em sua plenitude parece ser a escolha mais eficiente.

Por quê?

Acredito que com isso, você consiga aproveitar mais a coisa que você está fazendo, consegue desenvolver mais rapidamente e tende a gerar um resultado ainda mais satisfatório.


Como prática, estou fazendo coisas como: meditação (apesar de não ter começado por esse motivo); contagem de número mentalmente de 1 a 100 e depois de 100 a 1; contagem de número mais complexas como de 3 em 3; recitar uma mesma frase em minha mente por um longo período…

Todas essas coisas, que aparentam ser frívolas e fáceis, na verdade, são extremamente complexas, principalmente porque não estamos nem um pouco acostumados a manter a concentração em uma única coisa por longos períodos.

Sinceramente, comecei isso a pouco tempo e só espero um real resultado depois de 1 anos… De qualquer forma, acredito que o ato de concentrar-se em algo com todo o seu ser, pode ser um divisor de águas quando o assunto é executar uma tarefa com maestria.



Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia

Me siga no twitter: @olucasgarcia_

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkedIn: olucasgarcia


Commentaires


bottom of page