top of page
Foto do escritorLucas Garcia

Não Subestime a Inteligência de Uma Criança

Algo que sempre percebo acontecer são as pessoas subestimarem a inteligência de crianças. Muita gente tende a atribuir a inocência infantil a uma espécie de imbecilidade onde a criança não passa de um ser bobo fofinho.

Para mim, quando as pessoas começam a tratar a maioria das crianças dessa forma, um gigantesco erro acontece levando a criança a odiar quem fez isso.


Durante um tempo na minha vida, lidei bastante com crianças. Não é querendo me gabar, mas elas me ADORAMMM haha. Meu chute para ser tão "bom" com crianças está baseado em 2 aspectos: primeiro em não subestimar a inteligência delas e segundo por aprender como elas funcionam.

Sobre entender como elas funcionam, entrei um pouco mais no assunto nesse outro artigo: "Maturidade, Um Significa Diferente".


O filosofo John Locke em seu livro "Ensaio acerca do Entendimento Humano", teoriza que todos os humanos nascem desprovidos de qualquer conhecimento, comparando isso, a uma espécie de folha branca que, ao longo do tempo, é escrita com a tinta da experiência vivida.

Mesmo sendo uma teoria antiga, em muitos graus a maioria das pessoas concorda com ela. Quando nascemos, ninguém sabe falar, fazer contas matemáticas, ler, desenhar e qualquer outra habilidade mais complexa e abstrata do ponto de vista animalístico.

Nós, precisamos aprender a fazer essas coisas. Seja com alguém nos ensinando, vivenciando a situação, praticando, ouvindo, percebendo e qualquer outra forma que utilize nossos sentidos básicos.


O cérebro humano, a ferramenta mais poderoso no planeta Terra, afinal de contas é ela quem está dizendo isso, tem uma peculiaridade extraordinária que possibilita a aquisição de conhecimento, ou seja, que possibilitada a tinta da experiência ser colocada em nossa folha em branco.

Até os nossos 25 anos +/-, nosso cérebro ainda tem uma facilidade de moldar e aprender novos conhecimentos/hábitos/habilidades por ser extremamente plástico. Cientificamente falando, esse processo é conhecido como neuroplasticidade.

Isso significa que, quando somos crianças/adolescentes aprender uma coisa é extremamente mais fácil do que se fossemos adultos.

Em outras palavras, crianças/adolescentes conseguem aprender infinitamente mais rápido qualquer coisa do que adultos.


Ao olharmos para uma criança, precisamos lembrar desse pequeno detalhe que parece sútil e insignificante, mas que muda todo o game.

Crianças em geral são inteligentes. Não porque elas já possuem aquele conhecimento, mas sim, porque elas conseguem adquirir aquele conhecimento 100x mais rápido do que um adulto.

Isso também significa que, se ela ver uma única vez, alguém fazendo algo, poderá fazer aquilo também.


Quando adultos subestimam a inteligência e até mesmo o conhecimento de uma criança que é extremamente atenta as coisas que estão próximas a elas, tendem a ignorar essa característica ou atribuir a coisas externas ao invés delas próprias.

Para mim, subestimar a inteligência de uma criança é um erro. Crianças podem até serem "inocentes" seja lá o que isso significa, porém, elas não são burras.


Obrigado por ler!

Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄


Escrito por: Lucas Garcia

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @jornadalucasgar

Comments


bottom of page