top of page
Foto do escritorLucas Garcia

O Que Penso Sobre Monarquias?

Durante bons séculos, um dos sistemas vigentes mais comuns no mundo conhecido (Europa), foi a monarquia. Tal presença, significado, poder e reputação; foram tão grandes que possuem influência até nos dias de hoje.

Para citar um dos exemplos mais famosos, temos o Reino Unido com a Isabel II (Elizabeth II) que basicamente possui o título de Rainha, não apenas do Reino Unido, mas também, de países independentes como: Canadá, Nova Zelândia e Austrália.

Talvez, você não saiba exatamente o que significa a monarquia atual e a do passado. Então, antes de dar minha opinião quanto a todo esse sistema político, vou tentar explicar de uma maneira resumida e que você entenda como tudo isso funciona.


Como era a antiga monarquia?


Primeiro, monarquia tem como figura central um monarca, isto é, um Rei, Príncipe, Rainha… Esse monarca, ao longo da história, foi “colocado” no poder, através da benção divina e seus descendentes herdaram a mesma benção.

Ou seja, a ficção mais comum contada para as pessoas aceitarem um monarca era que eles, a família real e os nobres, eram descendentes diretos de algum deus. Variações também existem como: enviados por algum deus; tinham sangue diferente (o famoso sangue azul) por causa de algum deus; eram abençoados mentalmente por algum deus.

É importante ressaltar que, nem todas as sociedades da época possuíam o deus clássico do cristianismo como seu Deus. Na verdade, era comum até mesmo entre nações cristãs noção do deus cristão ser diferente para cada uma delas…

De toda forma, no início, o monarca era um humano que tinha características fisicas/psicologicas/espirituais superiores aos demais humanos e, por conta disso, ele deveria mandar na vida de todo mundo.


O tipo de monarquia mais famosa e comum é a absolutista. Em termos conhecidos, é aquela monarquia que estamos acostumados a ver nos filmes, onde, o monarca tem poder absoluto sobre todos os seus súditos.

Ou seja, se você nasceu naquele país, automaticamente é um súdito do monarca e, ele pode mandar você morrer e sinto muito, mas, você vai morrer.

Era comum, mesmo em monarquias absolutistas, existirem um “grupo” de conselheiros para o monarca, porém, eles apenas davam conselhos que não necessariamente eram ou deveriam ser levados a sério pelo monarca, porque afinal de contas ele era um ser abençoado por deus.


Com o passar do tempo, a mentirinha do monarca ser um humano superior e abençoado por deus, foi se enfraquecendo… Com isso, o controle pela violência se fez ainda mais presente e a história seguiu até o momento em que alguns grupos cansaram de ter monarcas loucas que acabavam com a vida de diversas pessoas por nada e novas formas de governo foram instauradas.


Como é a monarquia atualmente?


Como falei, hoje em dia, ainda existem monarquias e a mais famosa monarca conhecida no mundo é a Rainha Isabel II (Elizabeth II); que carrega o título de rainha de diversos países como Canadá, Nova Zelândia, Austrália e o Reino Unido… Porém, ao contrário do que diversos brasileiros acreditam, essa monarca não possui os mesmos poderes que seus antepassados.

Em outras palavras, o que chega a acontecer nesses outros países e principalmente no Reino Unido (precisamente na Inglaterra) é que o conto de fadas de um humano abençoado por deus e que deveria controlar tudo e todos deixou de existir, porém, a figura de um monarca permaneceu.

Quando falo figura, é quase literalmente o único papel do monarca… Ser uma figura que representa sua nação em cerimónias. Por exemplo: condecorações de soldados, declaração formal de guerras, representação da nação em determinadas ocasiões…

Ou seja, o monarca passou a ser apenas uma figura para agradar anos de tradição existentes em uma nação que teve em sua cultura durante muito tempo essa figura.


O que acho da monarquia?


Muita gente idealiza a monarquia. Na verdade, é muito fácil fazermos esse tipo de coisa principalmente ao vermos a forma romântica e idealista que filmes, séries e livros tratam o sistema monárquico na ficção ou até mesmo na realidade.

Sempre somos levados para algum romance entre um príncipe e uma serva, soldados bravos defendendo o ideal de um rei virtuoso, monarca que faz de tudo para seu povo… E uma série de outras baboseiras.

Claro, também é apresentado diversos monarcas malignos, porém, sempre há um herói que derrota ele e toma seu lugar.


Confesso que quando eu era mais novo, a ideia de um Rei/Rainha parecia algo legal, principalmente comparando o que é o Brasil vs a Inglaterra. Mas, precisamos relevar já que na mesma época eu acreditava em papai noel, coelho da pascoá e outras ficções.

Atualmente a ideia de ter uma pessoa mandando na minha vida pelo simples fato dela contar uma história de que algum ser divino colocou ela no planeta e por isso ela é superior aos demais, é risória.

“Ah, mas e quanto as monarquias atuais?”, continua sendo risório. Por que diabos eu precisaria seguir uma série de regras e cerimonias apenas por estar na presença de outro ser humano? Não há sentido algum, para mim, me tornar um súdito de alguma pessoa pelo simples fato de eu ter sido colocado no mundo. Em momento algum eu aceitei ou teria aceitado esse tipo de baboseira.


Para mim, as monarquias são coisas idiotas que eu não gostaria de fazer parte (nem mesmo sendo o rei). Talvez, se eu tivesse nascido em alguma época de monarquia absolutista e eu tivesse a mesma personalidade e conclusões lógicas que tenho hoje, daria um jeito de fugir o mais rápido possível da maluquice que era aquela coisa.

Nos dias atuais, utilizaria de desobediência civil, isto é, não cumprindo alguma regra idiota de reverência para o monarca vigente e cagando para ele e qualquer um que venha com a maluquice de ser um humano superior enviado pro deus.


E você, o que acha do sistema monárquico?


Gostou do artigo? O que acha de ajudar a compartilhar?


Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkdIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page