top of page
Foto do escritorLucas Garcia

Por Que Não Gosto de Ver Meu Corpo Como Um

As vezes, escutamos que devemos buscar a unificação da mente e do corpo. Transformar tudo em um único organismo. Fazer com que os dois sejam um único ser.

Apesar disso parecer muito bonito e ser relativamente útil, tenho uma opinião contrária que considero mais apropriada para mim.


Acredito que a sua mente, mais precisamente, os pensamentos que você cultiva possuem um grande impacto no restante de seu corpo.

Por exemplo, existe uma condição médica conhecida como Hipocondria. Essa condição surge quando uma pessoa está com tanto medo de estar doente que, uma doença leve como gripe, pode se transformar em uma doença mortal, apenas por ela estar se convencendo que sua doença é grave, apesar das evidências apontarem o contrário.

A pessoa fica com tanto medo daquilo que, mesmo a menor doença, se transforma em algo terminal. Isso leva a efeitos diretos como mostrados em diversos relatos onde pacientes com essa condição, acabaram morrendo por acreditar estar extremamente doentes.

De toda forma, esse é um exemplo de algo existente em nosso cérebro (o medo) que afeta diretamente o nosso corpo.


Em outras palavras, eu encaro nossa mente como literalmente a coisa que guia a máquina... Ou melhor dizendo, o corpo.

Por mais que biologicamente falando somos tecnicamente apenas um, prefiro considerar o corpo como uma segunda parte importante que serve como receptáculo para a mente. Quanto melhor esse receptáculo estiver e for tratado, mais poder operacional será capaz de fornecer à mente.

Isso me leva ao ponto de eu encarar a mente como literalmente o cara que pensa e o corpo o cara dos músculos.


Vendo ambos de diferentes formas, eu quero que o cara que pensa, fique o tempo inteiro calmo e encare a situação friamente. Enquanto o cara dos músculos, preciso que ele fique o mais disposto, atento e energético possível para tomar ações diretas ordenadas pelo cara que pensa.

De forma direta, diferenciar ambas as partes de mim, me leva querer manter minha mente calma o tempo inteiro enquanto o corpo está pronto para o que der e vier.

Ver o corpo como um só, é um problema porque me impede de manter dois estados distintos. Como uma única coisa estaria calma e ansiosa ao mesmo tempo?

Isso pode parecer inútil, porém, em uma situação onde você quer que seu corpo esteja pronto para a "luta", ter uma mente calma e um corpo nesse estado é essencial para você pensar racionalmente em todas as possibilidades.

Ou mesmo, às vezes, seu corpo pode estar em um estado de ansiedade, porém, sua mente pode ser colocada em um estado de calma levando a aproveitar a ansiedade do seu corpo como algo produtivo.


Meu ponto é, me parece muito mais eficiente fazer a diferenciação entre corpo e mente, onde, você consegue determinar e controlar os estados de cada uma, do que lidar com eles apenas como uma única coisa.


Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia

Me siga no twitter: @olucasgarcia_

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkedIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page