top of page
Foto do escritorLucas Garcia

Por Que Você Deveria Ter Um Diário?

Todos já vimos a típica 'patricinha' nos filmes americanos anotando seus acontecimentos românticos em um diário. Se formos ser honestos, isso deu até uma fama 'negativa' para essa prática.


Porém, posso garantir que ter um diário é mais útil e transformador do que você pode imaginar.


Arrisco até dizer ser algo que pode mudar completamente a vida da pessoa que você quer construir. Em outras palavras, mudar você mesmo no futuro.

Até o Lápis Mais Fraco é Melhor que a Memória Mais Forte

Infelizmente, a memória humana é uma das coisas mais falhas que existem quando o assunto é lembrar o que realmente aconteceu.


Há diversos relatos de pessoas lembrando de coisas que nunca aconteceram, porém, juram de pés juntos que aquilo aconteceu. Inclusive, esse efeito é denominado como o "Efeito Mandela", onde, várias pessoas lembram de uma versão diferente da realidade.


Se a memória humana é tão ruim ao ponto de misturar fatos mascarando a realidade, imagine quando o assunto são acontecimentos pessoais nossos?


Ou mesmo, pensamentos que tínhamos em determinada época de nossas vidas?


Isso me traz a uma das vantagens que manter um diário têm:

O registro em papel/digital do que realmente aconteceu evitando as confusões ou até o próprio Efeito Mandela.

Mas, isso não é tudo.


Apenas ter o registro do que aconteceu pode ser útil para alguns, mas, não é justificativa suficiente para ter algo tão ultrapassado, infantil e estranho quanto um diário.

Então, é aqui onde exploramos uma das melhores e mais impressionantes coisas sobre a escrita e diários.

Todos já escutamos que viagens no tempo para o futuro são possíveis. Bastaria utilizar um pouco da boa e velha teoria da relatividade do Albert Einstein.

Porém, muitos afirmam que a viagem para o passado é completamente impossível.

Eu discordo.


Escrever é a forma de viajar no tempo que alcança o nosso passado. Em outras palavras, a escrita consegue quebrar a barreira física que impede as 'viagens' no tempo para o passado, podendo nos levar ao encontro do nosso antigo eu.


Ou mais precisamente, das coisas que escrevemos naquela época.


Sejam pensamentos, emoções, acontecimentos ou qualquer outra palavra que decidimos colocar ali.

E por que isso é importante?

Abrir esse caminho entre nosso 'eu' presente e o nosso 'eu' futuro (ou passado dependendo da sua perspectiva), torna possível não apenas lembrarmos das coisas com mais precisão,


Como também,


Conseguimos assistir o nosso progresso ao longo do tempo; ganhamos perspectiva e dados de como vivemos a vida ou tomamos decisões e; podemos mapear as escolhas que nos levaram a ser quem somos no presente.


Em outras palavras, criar esse caminho é importante para você se autoconhecer com profundidade.

Por Que Você Deveria Ter um Diário?

Pode não parecer agora, mas, tenho certeza que cada uma dessas vantagens são úteis e começam a fazer a diferença no primeiro ano em que levamos essa prática a sério.


Por experiência própria, sei que visualizar nosso progresso de vida, ver nossos pensamentos evoluindo, mapear as escolhas que fazemos e todas as outras vantagens que citei até agora são realmente úteis do ponto de vista prático e emocional.


Afinal,


Não estamos apenas escrevendo acontecimentos aleatórios ou sentimentos pontuais. Estamos desabafando, nos abrindo completamente e contando a história de nossas vidas para nosso 'eu' futuro.


É pensando em todos esses aspectos que você deveria ter um diário.


Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha.   Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/por-que-voce-deveria-ter-um-diario

Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia

Me siga no twitter: @olucasgarcia_

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkedIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page