Quando se trata de escrever uma redação, texto ou qualquer outra coisa nos deparamos com uma quantidade mínima de palavras/linhas a ser alcançada. Lembro dos meus professores colocando que as redações deveriam ter no mínimo, 25 linhas.
Como muitos devem ter enfrentado, alcançar um número mínimo de linhas para explicar uma ideia não é a coisa mais fácil. Precisa de uma habilidade espantosa para "encher linguiça" e encontrar palavras bonitas e grandes.
Muitas vezes, essas palavras mal são compreendidas por nós, porém, o dicionário digital nos diz que aquilo é um sinônimo e apostamos nossas fichas que realmente seja.
Honestamente, percebi um gigantesco problema com o "incentivo" do mínimo de palavras/linhas. Um problema que remete ao básico na comunicação de ideias: a comunicação eficiente.
Existe uma frase que diz:
"Se eu tivesse mais tempo, teria escrito essa carta menor".
Mesmo que no passado folhas fosse algo relativamente difícil de serem conseguidas e enviar uma carta não era barato, essa frase parece estar se referindo a como podemos nos comunicar.
Uma forma rápida e eficiente dizendo o que precisa ser dito o mais rápido possível.
Ao contrário do que muitos acreditam, comecei a pensar que uma escrita considerada "ótima" não é longa. Muito pelo contrário é curta e eficiente ao ponto de respeitar o tempo de seus leitores entregado o que for necessário de forma concisa o mais breve possível.
Isso significa que quando se trata de um número mínimo de palavras ou linhas, o incentivo que há é o de colocarmos variadas formas de "encher linguiça" poluído uma escrita que poderia ser ótima e coesa.
Em outras palavras, a forma de avaliar uma redação/texto por não alcançar uma quantidade mínima de linhas/letras não é apropriado para o verdadeiro objetivo que algo assim possui: comunicar uma ideia.
Curiosamente, fazer isso não é tão simples quanto parece. Não é atoa que o criador da frase ressalta o "se eu tivesse mais tempo". De toda forma, gosto de questionar o quanto de novas informações eu posso falar para os leitores no menor tempo possível.
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas cosias levam tempo haha.
Aqui o link para compartilhar com seu amigo que não gosta de livros:
https://www.lucasgarciajornada.com/post/seu-tivesse-mais-tempo-teria-escrito-esse-titulo-menor
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Opmerkingen