top of page
Foto do escritorLucas Garcia

A Escolha de Não Experienciar

Recentemente escrevi um texto com o título "Eu Mudei Meu Pensamento Sobre Registros" e gravei um vídeo para o TikTok onde citei que um dos meus princípios de vida é experienciar, o máximo possível, coisas novas.

No vídeo uma pessoa fez um comentário dizendo: "É, mas não experienciar também é experienciar, né? Se você não fizer algo vai ter a experiência de não ter feito, que leva algum aprendizado tmb"

Ao menos para mim, essa afirmação/questionamento não faz sentido algum do ponto de vista prático.


O processo de experienciar algo novo, pressupõe que o individuo escolha fazer isso... Ou ao menos, que passe pela situação. Não faz sentido lógico algum eu afirmar ter experiência em não ir para Marte por simplesmente nunca ter tentado.

Não faz sentido afirmar que tenho experiência em não flutuar do chão.

Não faz sentido afirmar que tenho experiência em não falar polonês.

Em outras palavras, só é possível adquirir experiência quando alguém ou o individuo realiza uma ação, caso contrário, cai em uma armadilha ilógica onde qualquer coisa que o individuo nunca fez ou foi feito com ele, seria considerado uma experiência.


Além disso, experienciar algo pressupõe uma mudança no estado inicial do indivíduo não importando se essa mudança é mínima ou relativamente complexa ao ponto de alterar a visão de mundo dessa pessoa.

Ler um livro, é um perfeito exemplo já que pode ser tanto uma mudança mínima na vida do leitor ao não agregar nenhuma informação relevante, mas alterando seu estado por confirmar que aquele livro não tem nada de interessante; quanto uma mudança complexa que mudou sua visão de mundo alterando seu estado.

O mesmo padrão se repente quando tratamos de experiências no sentido científico da coisa. Por mais que o cientista tenha falhado com sua experiência, ele descobriu experienciando que aquilo não funciona. Mais uma vez, o estado inicial foi alterado... Mesmo que "negativamente".


Meu ponto com tudo isso é dizer que escolher não agir ou não sofrer uma ação direta causada por outros, faz com que permanecemos em nosso estado inicial. Permanecer em nosso estado inicial significa que não houve mudança, logo, não trouxe nenhuma experiência.

Para mim, a escolha de não experienciar algo, não pode ser considera uma forma de experiência justamente por não ter um sentido lógico já que não causa uma mudança em nosso estado inicial.


Obrigado por ler!

Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄


Escrito por: Lucas Garcia

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @jornadalucasgar

Comments


bottom of page