Durante todo meu ensino fundamental e médio a maioria dos meus professores tinham o costume de passar fórmulas para resolver os exercícios. Da professora de português até o professor de matemática essa prática era comum.
Eu imagino que eles fazem isso com o intuito de "facilitar" que os alunos consigam resolver as questões e passar de ano.
Porém, apesar da boa intensão essa ideia de sempre dar "fórmulas", aplicado no longo-prazo, traz uma consequência negativa gigantesca para as pessoas: elas ignoram a existência de outros caminhas para chegar no mesmo objetivo.
Recentemente eu estava lembrando de uma situação curiosa e interessante que aconteceu no meu ensino médio.
Durante uma aula para tirar dúvidas, meu professor principal estava abarrotado de pessoas precisando de ajuda. Eu também estava com uma maldita dúvida em uma questão onde precisava aplicar uma das fórmulas da matéria que estudamos.
Um segundo professor estava na sala e completamente sozinho. Acho que como ele era bem novo na escola, todos os outros tinham um pouco de receio/vergonha de pedir ajuda para ele.
Como bom cara de pau que sou, me levantei e fui pedir a ajuda dele.
Falei que eu não estava conseguindo aplicar a fórmula. Sempre que eu a usava, o resultado dava diferente da resposta correta que eu descobri usando outro método.
Calmamente ele me encarou e disse: "— Lucas, você não precisa usar a fórmula para resolver essa questão. Não tem uma maneira única de chegar no resultado. Você mesmo acabou de provar isso. Claro, fez da maneira mais difícil... Mas, você conseguiu resolver."
Honestamente? Acho que no momento em que ele falou isso meus olhos brilharam. Essa ideia de haver outros caminhos sempre foi algo que acreditei.
E lembrando disso eu realmente acredito não haver somente um único caminho para conectarmos A e B. Claro que uma linha reta conectando os dois pontos é muito mais fácil... Porém, isso não significa ser a única forma de conectar os dois.
Um círculo, é possível.
Um linha em zigue-zague, é possível.
Uma parábola invertida, é possível.
Ou até mesmo dobrar a folha até que A encontre B, É POSSÍVEL.
Mas, apesar disso, nós ainda estamos acostumados com aplicar fórmulas e ignorar outras possibilidades. Nossa cegueira chega até tal ponto que, assim como eu fiz no exercício de matemática, passamos mais tempo preocupados em aplicar a fórmula perfeita e ignoramos o resultado bem na nossa cara.
Eu resolvi aquela questão em segundos do meu jeito... Porém, passei vários minutos tentando fazer com a maldita fórmula funcionar e no final nada mudou. O resultado foi o fucking mesmo.
Honestamente? Eu diria que deveríamos parar de nos preocupar tanto com aprender fórmulas perfeitas e lembrarmos que o nosso objetivo é chegar onde queremos ir.
Obrigado por ler!
Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Komentáře