Pouquíssimas pessoas estão atentas, mas, as assistentes de voz são a nova selfie.
Para quem não se lembra, tirar selfie se tornou uma febre mundial em 2013. O que apenas pessoas jovens tinham o costume "vergonhoso" de fazer, ficou mais do que popular entre todas as gerações. Hoje em dia, tirar selfies é tão comum quanto respirar.
Pode não parecer, mas, as assistentes de voz estão trilhando o mesmo caminho.
| Por Que as Assistentes de Voz São a Nova Selfie?
É praticamente impossível uma pessoa não conhecer ou nunca ter testado uma assistente de voz.
Apenas no Brasil, um estudo feito pela iProspect revelou que 41% das pesquisas diárias são feitas por assistentes de voz. Tal dado fica mais relevante quando percebemos que todas as gerações estão utilizando as assistentes de voz em sua semana/dia.
Outra prova de sua popularidade, são os vídeos e memes.
É quase impossível uma pessoa que utiliza TikTok/Reels nunca ter assistido alguma brincadeira ou funcionalidade envolvendo a Alexa, Siri, Google ou até às três simultaneamente. Chega ser uma experiência que instiga a curiosidade e desejo das pessoas por testarem também.
Afinal, quem nunca sonhou em desligar as luzes do próprio quarto apenas com a voz?
Apesar disso, é inegável que praticamente todas as pessoas ainda sentem desconforto em fazer pesquisar, perguntas e até usar algumas funcionalidades em público. Não atoa, é extremamente raro vermos alguém desconhecido falando com a Siri, Google ou Alexa no meio da rua.
Mas, assim como foi com as selfies antes de 2013, isso está mudando.
A própria normalização feita por memes e vídeos, além da conveniência proporcionada, tornam a "vergonhosa" ideia de falar com uma assistente de voz, algo natural em nossas vidas.
Isso significa que, em um momento próximo, o 2013 que normalizou a selfie no mundo, chegará com mais peso e relevância para as assistentes de voz.
| Como as Assistentes de Voz Estão Dominando o Mundo?
Enquanto a selfie veio para tornar nossos momentos eternos e vistos, as assistentes de voz estão aqui para tornar nossa vida mais fácil e eficiente.
Como mostrou o estudo, os principais motivos para as pessoas utilizarem as assistentes de voz são:
"Ser mais rápido do que escrever": uma pessoa fala em média 150 palavras por minuto. Enquanto isso, a média de digitação em um teclado físico é de 52 palavras por minuto e no celular, esse número caí para 38 palavras por minuto.
"Conveniente quando não pode falar ou escrever": tal conveniência ocorre através das skills (habilidade/integrações) típicas das assistentes de voz que, nos permitem pedir Uber, marcar consultas, pedir pizas e vários outros.
"Ser mais fácil do que escrever": além da velocidade, algumas palavras são relativamente difíceis de escrever. Pesquisar por voz resolve isso.
"Nos torna mais eficientes": além de toda a velocidade proporcionada, é possível realizar pesquisas enquanto realiza outras atividades como ler, escrever, dirigir, cozinhar e etc.
Em outras palavras, as assistentes de voz beneficiam nossa vida deixando-a mais fácil, prática e eficiente
Isso nos leva aos 2 principais motivos para as assistentes de voz estarem dominando o mundo. Primeiro, todos os três benefícios citados. E segundo, a comodidade. A junção disso, não apenas aumentará sua popularidade, como tornará a utilização tão comum quanto é tirar uma selfie em 2022.
| Por que Isso Importa?
Do ponto de vista do usuário, como é demonstrado nas pesquisas, as assistentes de voz tornam tudo mais eficiente.
É um esmagador número de novas funcionalidades; ganho de velocidade para buscar uma palavra, receita culinária, informação e até um produto para comprar; e até mesmo, nos torna verdadeiros multitarefas, afinal, podemos procurar por algo enquanto dirigimos, pedir um Uber enquanto nos arrumamos e controlar nossa casa enquanto estamos deitados em nossas camas.
Do ponto de vista mercadológico, tudo isso se torna uma oportunidade.
Apenas para termos uma noção, em 2021 a Juniper Research estimou que as vendas por meio de assistente de voz em todo o mundo, alcançaram um valor de $4,6 bilhões de dólares. Segundo a mesma pesquisa, esse número deve mais do que triplicar até o ano de 2023 se a quantidade de conteúdo nessa área crescer.
Em outras palavras, já existem bilhões sendo vendidos através das assistentes de voz.
Claro que tudo isso está apenas começando.
Como apontado no estudo da Juniper Research, muitos usuários e varejistas ainda possuem dificuldades com a não existência de telas na maioria dos smart speakers (os aparelhos das assistentes de voz).
De todo modo, assim como aconteceu com a qualidade das selfies ao longo dos anos, isso também tende a melhor.
Além disso, é inegável que o mercado focado na ideia de casa inteligente (smart home), está cada vez maior e mais acessível para a população no geral. Tal fato, consegue abrir ainda mais possibilidades para a quantidade de bilhões de dólares que a indústria envolvendo assistentes de voz está se tornando.
Em outras palavras, essa é uma ótima hora para dar atenção a essa nova industria.
| Finalização e Sugestões
Esse artigo foi escrito com o propósito de dar minha visão quanto a uma tecnologia que está cada vez mais ligada a nossa vida.
Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.
Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos, redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.
Esses são alguns textos que você vai adorar ler:
Escritor: Lucas Garcia Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia Me siga no twitter: @olucasgarcia_ Me siga no Wattpad: olucasgarcia Me siga no TikTok: olucasgarcia Meu LinkedIn: olucasgarcia lucasgarciajornada.com
Comments