top of page
Foto do escritorLucas Garcia

Por Que Deixar de Fazer Algo Por Estar Sozinho, Não Faz Sentido

Não é incomum a dependência de muitos para fazer coisas acompanhados de outros.


Eu, assim como, diversas pessoas já deixei de ir para academia, sair para algum lugar e até comer em um restaurante por estar completamente "sozinho". Muitos argumentam que isso torna tudo mais "chato" ou até mesmo assustador. Como se o fato de estar sozinho fosse uma das piores coisas que existem.


Hoje em dia, eu tenho uma visão completamente diferente sobre isso.


| A Ideia do Grupo


Sempre fui uma pessoa obcecada por fazer coisas novas, diferentes e desafiadoras.


Infelizmente, nunca fui bom em criar relacionamentos profundos de amizades. Os poucos amigos que tive ao longo da vida, nunca tiveram disposição e coragem para seguir meus planos mirabolantes, aventuras meio malucas e desafios insanos.


De certa forma, isso me parou por um tempo.


Em todos os filmes, animes, desenhos e séries que assistimos sempre observamos os personagens acompanhados de vários amigos. Eram pessoas que estavam dispostas a participar da aventura. Pessoas que deixavam as coisas mais divertidas.


Isso marcou meu "subconsciente" com a ideia de que para fazer coisas legais, divertidas e desafiadoras precisamos de um grupo.


| O Problema Com A Ideia do Grupo


Pode não parecer, mas a médio e longo prazo, a ideia do grupo carrega um gigantesco problema.


Veja, nem todas as pessoas a nossa volta estão no mesmo "momento" que nós. Todos temos ritmos, objetivos, sonhos, desejos e necessidades diferentes. Isso significa ser complicado encontrar no seu círculo de amigos que adoram festas, alguém que esteja disposto a parar de beber, ir para academia e acordar cedo.


Foi exatamente isso que percebi a algum tempo.


Como sempre gostei de fazer coisas 'aleatórias' e tenho mais disposição para fazer muito, era impossível que as pessoas a minha volta me acompanhassem. Elas dificilmente estavam no mesmo 'momento' que eu, simultaneamente, dificilmente eu estava no mesmo 'momento' que elas.


Nessa situação, ninguém tem culpa.


Eu não era culpado ou estranho por gostar e querer coisas diferentes (por mais que eu achasse ser). Meus 'amigos' também não tinha culpa em querer e estar dispostos a fazer coisas distintas das minhas.


Na verdade, a única coisa que eu tive culpa, foi deixar que a necessidade de ter outros ao meu lado, me parasse.


| Nem Sempre Teremos Alguém Disposto Para Nossas Loucuras


O fato é que nem sempre teremos alguém disposto a fazer todas as nossas loucuras.


Quando falo loucuras, me refiro desde entrar na academia, saltar de paraquedas, viajar, estudar um novo idioma e até mudar de país. O antigo Lucas e bilhões de outras pessoas, não fariam essas loucuras a menos que antes, encontrassem alguém com coragem e disposição para faze-las também.


Afinal, como alguém poderia fazer tudo isso sozinho?


De todo modo, algo que percebi é que deixar de fazer algo por estar sozinho, não faz sentido. Como falei, o fato é que nem sempre teremos alguém disposto a fazer todas as nossas loucuras. É um fato óbvio que comprovamos todos os dias.


Entretanto, dificilmente vemos o lado oposto disso.


| O Lado Oposto Disso


Estar sozinho não é, ou ao menos não deveria ser, um problema.


Momentos de solidão são constantes na vida de todos nós. Podemos querer esconder essa verdade, mas, a única pessoa que estará lá em todas as situações, é nós mesmos. Isso significa que precisamos viver nossos próprios ritmos, objetivos, sonhos, desejos e necessidades.


Precisamos aceitar o fato que estaremos sozinhos em vários de nossos momentos.


Quando aceitei o fato que a única pessoa que estará comigo em todos os meus momentos, era eu mesmo; percebi não fazer sentido o medo, chatice e qualquer outra desculpa para deixar de treinar, comer no restaurante que gosto e qualquer outra coisa sozinho.


Foi ao aceitar isso que descobri o lado oposto de fazer ou ir para onde quero, mesmo sem ninguém ao meu lado.


Eu descobri que, no decorrer de uma jornada, encontramos novas pessoas com momentos parecidos aos nossos. Encontramos pessoas dispostas a fazer aquilo, seja com alguém ao seu lado ou, sozinhas.


Em outras palavras,


Até mesmo a solidão de iniciar uma aventura insana, durará pouco, afinal, existem pessoas completamente desconhecidas que também estão iniciando ou no caminho para explorar coisas tão loucas quanto as nossas.


Mas, apenas as encontramos se dermos o primeiro passo, mesmo que seja sozinho.


| Finalização e Sugestões


Esse texto foi escrito com o propósito de dar uma outra visão quanto a dar o nosso primeiro passo sozinho.


Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.


Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos, redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.


Esses são alguns textos que você vai adorar ler:


Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia

Me siga no twitter: @olucasgarcia_

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkedIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page