Duvidar de si mesmo, conquistas e feitos são características claras de uma síndrome que 70% das pessoas, algum dia, vão enfrentar. Na verdade, é bem provável que você já tenha se deparado com ela.
Muitas vezes, sem nem saber o nome.
Pensando no quão complicado é para muitos de nós lidarmos com esse sentimento, decidi trazer um texto para explorar uma ideia que contorna completamente a síndrome do impostor.
Garanto que essa ideia vai te ajudar com isso.
| O que é a Síndrome do Impostor?
Quando falamos sobre a Síndrome do Impostor estamos nos referindo ao intenso sentimento de que não merecemos as coisas que conquistamos; a preocupação de sermos exposto como uma fraude; a percepção de que somos incompetentes e o sentimento de ser insuficiente para realizar algo.
O resultado desses sentimentos leva a ansiedade, medo do fracasso e frustração com a vida.
Isso é extremamente comum no início e meio de nossas jornadas como criadores de conteúdo, artistas, empresários, escritores, desenhistas... Todos, infelizmente, passamos por momentos em que a síndrome do impostor nos bate com força.
Mas, existe um motivo para isso.
| O que causa a Síndrome do Imposto?
Querendo ou não, a raiz de todo esse problema está na busca irracional que temos em nos comparar com nossos pares. Chega ser quase instintivo olharmos para o que fizemos e comparar com alguém que atua em uma área parecia a nossa.
Veja, não estou dizendo que comparar nosso trabalho seja necessariamente ruim.
O verdadeiro problema sempre esteve na busca irracional que temos em comparar. É quase como se estivéssemos tentando nos encaixar em uma competição. Uma competição onde o objetivo é ser melhor que o outro.
É esse conjunto, em especial a busca por se encaixar, que causam a Síndrome do Impostor.
| Qual a Solução Definitiva para Síndrome do Impostor?
A solução definitiva para resolver isso está em abandonar completamente a ideia de se encaixar em algo.
Veja, quando estamos no início ou meio de nossa jornada, o fato de estarmos um pouco "perdidos" com quem somos e o que queremos, nos leva a buscar ser como outras pessoas. Nos leva a tentar fazer coisas parecidas, se não, iguais a elas. Nos leva a querer competir contra elas.
Agora,
E se, ao invés de buscarmos nos encaixar em alguma categoria ou ser como outra pessoa, não buscamos algo completamente diferente?
Por que não criamos nossa própria categoria?
| Criar Uma Categoria?
Criar uma categoria, isto é, desenvolver uma nova ideia, conceito e até uma forma diferente de fazer uma coisa é o verdadeiro antidoto para o veneno da Síndrome do impostor.
Afinal,
Se você criou uma forma diferente de fazer aquilo, com quem estaria competindo além de si mesmo? Ou melhor ainda, como você poderia se sentir uma fraude quando o assunto é algo que você mesmo criou e está definindo as fronteiras sobre aquilo?
| Em resumo...
Se quiser superar a Síndrome do Imposto completamente, a solução definitiva é buscar ser diferente. Não melhor, mas sim, diferente.
Persiga sua própria categoria e nunca mais se sinta como uma fraude.
Crie sua categoria, e seja seu próprio competidor.
Busque o conceito de ir de O a 1.
| Sugestões e Referências
Jogue Grande: Como Piratas, Sonhadores e Inovadores Criam e Dominam Mercados. <esse livro trata sobre criar categorias;
Livro de O a 1, Peter Thiel < texto sobre o livro aqui;
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha. Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/a-solucao-definitiva-para-criadores-evitar-a-sindrome-do-impostor
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
Kommentare