top of page
Foto do escritorLucas Garcia

Aprenda Qualquer Coisa Sozinho

Quando o assunto é aprender algo novo, principalmente habilidades complexas, tendemos a procurar cursos e escolas tradicionais. O motivo para isso é termos a ideia deturpada que a única forma de aprender é através da escola e do ensino tradicional.

Mas, e se eu disser que podemos aprender qualquer coisa "sozinhos" e mais eficiente?


Quando me refiro ao ensino tradicional, estou diretamente atacando a forma de ensino oficial das escolas definidas por um órgão do governo chamado de MEC. Todos nós sabemos como nos mais de 200 anos de existência da instituição escola, nada foi alterado.

Isso significa que, nossos tataravós que tiveram a oportunidade de estudar, presenciaram a mesma forma de ensino que temos nos dias atuais. A única diferença é que nossa matéria é um pouco mais atualizada.

Ao mesmo tempo, ao criticar a forma tradicional englobando cursos também me refiro a aprendizagem passiva, onde, o estudante permanece escutando passivamente o tempo inteiro as informações proferidas por um professor.


Quando decidimos aprender algo por conta própria, isto é, sem sermos obrigados por uma escola, o primeiro obstáculo que nos deparamos é "por onde começar a fazer isso?".

Não é surpresa que, nas primeiras vezes esse obstáculo seja relativamente difícil de ser superado. Passamos boa parte dos nossos aprendizados apenas como cachorrinhos sendo conduzido por seu dono, sem muito direito ao que pensar e escolher.

Aprender sozinho nos coloca na posição de guia. Precisamos encontrar informações para chegar até o local que desejamos.

Que forma melhor de fazer isso, se não, fazendo perguntas?

Ao contrário da escola onde fazer perguntas é visto de forma negativa, seja por pressão social ou por esperarmos ter uma resposta insatisfatória, no mundo do aprendizado individual, perguntar é a única forma de superarmos o nosso primeiro obstáculo.

Me aprofundo melhor quanto a esse assunto no artigo: "Por Que Você Deveria Fazer As Perguntas Certas"


Superado o primeiro obstáculo, conseguimos perceber que não estamos verdadeiramente sozinhos. A internet, local onde utilizamos para fazer nossas perguntas, está recheada de pessoas nos entregando milhares de informações ao mesmo tempo.

Isso também significa que outros já tentaram aprender o que estamos tentando aprender também. O que nos leva ao ponto onde essas pessoas compartilharam seus conhecimentos na internet. Esse artigo, é um ótimo exemplo desse efeito acontecendo.

Aproveitar todas essas informações, será útil para complementar e separarmos o que de fato é relevante para nosso desenvolvimento.

Mais uma vez, me aprofundo melhor no artigo "Por Que Você Deveria Fazer As Perguntas Certas".


Ao juntarmos os dois pontos iniciais de nosso aprendizado "sozinho" na internet, estamos iniciando dois processos eficientes para nosso aprendizado: buscando a prática e ligando pontos.


Ao contrário da escola, aprender de forma ativa significa colocar em prática o que você está estudando. Ao invés de absorver 6 horas de conteúdo ir para casa e não realizar nada, precisamos de algum modo adicionar o que aprendemos na nossa vida.

Isso significa que, caso estejamos tentando aprender uma nova língua, podemos tranquilamente tentar equilibrar nosso aprendizado teórico com um aprendizado prático.

Na verdade, o ideal é sempre passar mais tempo no prático do que no teórico.

Ou seja, o ponto central e mais importante na minha opinião quando vamos aprender algo sozinhos é focarmos muito em aprender de forma ativa, procurando informações; selecionando o que será útil e aplicando isso, na prática.

O resultado dessa forma de aprender, principalmente, ao focarmos no prático são erros.

Mais uma vez, diferente do que a escola insinua, errar durante a aprendizagem é a forma mais rápida e eficiente de nossos cérebros aprenderem através dos processos de neuroplasticidade.


Quanto ao segundo processo de ligar os pontos, um artigo dedicado exclusivamente a ele faz-se necessário.

De todo modo, apenas a curiosidade de aprender algo sozinho já é um início espetacular nessa jornada que considero adequada quando o assunto é aprender algo novo.

Caso queira se aprofundar ainda mais na minha opinião quando assunto é aprender coisas, recomendo alguns dos meus artigos entre varios outros que também abordo o tema:

Ou, caso queira, me mande uma mensagem em algum rede social. Adoro conversar sobre isso!

Obrigado por ler!

Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄


Escrito por: Lucas Garcia

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @jornadalucasgar

Comments


bottom of page