Minhas habilidades para desenhos são tão horríveis que não consigo fazer uma linha reta. Nem mesmo usando uma régua. Apesar desse fato meio ridículo, confesso que não esperava gostar tanto de um anime que fala sobre pinturas e desenhos.
Mas, isso não é tudo.
Blue no Period é uma adaptação produzida pela Netflix que retrata a história de Yatori Yaguchi, um estudante do ensino médio visto como popular, tem a aparência de um delinquente, possuidor de ótimas notas e um vazio gigantesco.
Sua preocupação em ser socialmente aceito e sua busca por ideais de estabilidade criaram nele algo que conhecemos muito bem:
O tédio existêncial.
Yatori é uma ótima representação de algo que muitos sentem.
Seu tédio existencial chegou a um pico tão alto que ele não era capaz de ter uma conversa verdadeira com uma pessoa. Nem mesmo seus amigos. O tempo inteiro ele buscava se encaixar no garoto relativamente 'perfeito' e 'balanceado'.
Sempre equilibrando boas notas e uma diversão.
Mas, ao contrário de muitas pessoas, Yatori percebeu o quão pático se sentia com relação a sua vida. Percebeu o quão ruim é ter que pensar em cada palavra antes mesmo de abrir a boca. Percebeu o quão horrível é apenas existir.
Desse ponto em diante, ele se depara com uma ambição.
Entrar para uma faculdade de artes.
Desse ponto em diante, ele se torna obcecado por desenhos e pintura.
Sua obsessão era tanta que, até membros mais antigos do club de artes da escola, reconheceram sua busca por melhorar através da prática constante.
Eram variados desenhos e pituras, todo santo dia.
O que me fez gostar tanto desse anime?
Tudo que descrevi até agora é o lado superficial de toda a história. Quando vemos uma pessoa (ou personagem), conseguimos perceber através de sua aparência, forma de falar, vestir, portar e etc como aquela pessoa está.
No caso do Yatori, é perceptível que ele almeja por algo mais.
É perceptível o quão agoniado ele está por dentro.
Porém,
Tudo isso muda com sua ambição. Tudo muda quando ele passa a viver de forma intensa, ao jogar todas as coisas que os outros falavam que ele deveria ser/fazer e começa a perseguir o que ele verdadeiramente quer.
Sua ambição, não apenas o deu um sentido para a vida, como também, começou a mostrar caminhos, lições e novas coisas que ele precisava melhorar em si mesmo.
Todo esse processo de descoberta, misturado com o processo criativo.
Eu, mesmo sem saber fazer uma linha reta, me identifiquei com todo processo criativo que o personagem passou. A única diferença era que tudo aquilo aconteceu/acontece comigo na escrita e comunicação.
Além disso, o que me fez adorar o Yatadori é o quão parecidos nós somos no quesito de defeitos, obsessão por fazer muito e a forma como encaramos o mundo.
Provavelmente isso foi o que me fez dizer que Blue no Period é um dos animes que mais gostei de ver.
Por que você deveria assistir Blue no Period?
Não vou mentir. Esse anime estava a vários meses em minha lista na Netflix, mas, eu sempre ficava com preguiça de ver.
Na verdade, eu tinha um preconceito por ser anime de pintura.
Por que um idiota que não sabe fazer uma linha reta vai gostar de um anime assim?
Mas, decidi dar uma chance seguindo algo que acredito muito: sempre podemos aprender lições com quaisquer coisas.
Mesmo se você só vive a vida fazendo coisas completamente aleatórias, deveria dar uma chance para esse anime.
Ele não apenas nos dá algumas lições relacionadas a arte, como também, trata de questões pessoas, de vida e refletem alguns medos e anseios da vida pré-adulta.
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha.
Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/blue-period-um-dos-animes-que-mais-gostei-de-ver
Escrito por: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @oolucasgarcia
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Comentários