top of page
Foto do escritorLucas Garcia

Coisas Levam Tempo

Uma das coisas mais importantes que eu comecei a entender é que "Coisas Levam Tempo". Não estou falando de quaisquer coisas. Estou falando das coisas que importam e vão importar no futuro.


Quando começamos um novo hábito, lemos um novo livro, aprendemos uma nova habilidade; um sentimento de ansiedade começa a surgir para tirarmos resultados disso imediatamente.

Queremos desesperadamente ao final do primeiro mês de academia, estarmos com a tão sonhada "definição"; queremos ganhar milhares mesmo tendo começado no mês passado; queremos que as palavras do livro que acabamos de ler, mude completamente nossa vida; queremos falar fluentemente a língua que estudamos apenas por 1 mês.


Para ser honesto, por muitas vezes conseguimos tirar algum resultado. A definição pode não vir, mas um músculo começa a crescer e você começa a se sentir mais saudável; aquelas palavras podem te dar a inspiração que você precisava para mudar sua vida; as poucas palavras que você aprendeu no novo idioma, podem ser suficientes para você fazer um pedido... Porém, de toda forma, todos esses resultados estão ligados ao curto-prazo.

São apenas resultados risórios comparados aos de longo prazo.

Na verdade, na maioria das vezes, são tão irrelevantes que se perdem no decorrer do processo.


E, aqui está o problema.


Acredito que quando nos guiamos apenas por resultados de curto-prazo, ao invés de focar nos de longo-prazo, ficamos presos em uma fração do potencial que esse novo hábito/habilidade pode nos gerar.

Isso acarreta desistência, porque, resultados de curto prazo tendem a ser risórios e não duram muito.


Um ótimo exemplo que gosto de usar para explicar meu argumento é a academia.

A maioria das pessoas que entram na academia e após 1 mês treinando, já começa a ter alguns resultados. A pessoa começa a se sentir um pouco melhor, cria mais disposição para o dia-a-dia, os músculos começam a crescer e a gordura começa a sumir.

No segundo mês, o resultado continua, porém, é um pouco menos perceptível já que seu impacto é reduzido comparado ao primeiro mês.

E aí, BAAM. A pessoa desiste já que não está mais fazendo tanta "diferença" aos seus olhos e volta para a vida que tinha antes.

Segundo alguns dados, 65% das pessoas que entram na academia, após 3 meses de treino, desistem. Quando levamos isso para 1 ano, apenas 3,7% das pessoas permanecem treinando.

Por que isso acontece?

Bem, apesar de a pesquisa feita não ser conclusiva, a principal razão apresentada é que a demora em alcançar resultados visíveis é o maior fator para a desistência de tantas pessoas.

Em outras palavras, minha teoria é que a maioria das pessoas tem o costume de guiar-se apenas por resultados de curto-prazo... E, como apresentando no exemplo, na maioria das vezes, eles são risórios comparados aos reais efeitos de longo-prazo.

Eu acredito que isso vale para todas as áreas da nossa vida. Qualquer coisa que importa, seja definir seu corpo e ter uma vida saudável; escrever um livro; criar uma empresa; construir uma relação; adquirir uma nova habilidade; colher resultados de um livro que você leu... todas essas coisas levam tempo.


Acredito que guiar-se por resultados de curto-prazo pode ser o maior erro que alguém pode cometer. Eles sempre são inúteis comparados ao longo-prazo.


Se curtiu, o que acha de compartilhar?


Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkdIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page