top of page
Foto do escritorLucas Garcia

Culpa vs Responsabilidade

Você pode não ter culpa da situação que está vivendo, mas, é sua responsabilidade mudar ela.


Acredito que um dos conceitos, mindsets, ideia mais importante de entendermos ao longo de nossas vidas, é a ideia de culpa e responsabilidade.

Muitas pessoas buscam fugir de ambas as situações. Sempre tentam evitar a dor e o aborrecimento que assumir esses papéis carrega. Utilizam de determinados problemas e traumas que tiveram em suas vidas, como uma justificativa arrogante para permanecerem como vítimas, esperando que alguém as salve.

Caso tenha se identificado ou sentindo ofendido, tenho duas péssimas notícias:

  1. Primeiro e mais importante, eu não ligo.

  2. Segundo, ninguém vai salvar você.


Hipoteticamente, vamos supor que alguém deixa um bebê na porta da sua casa igual aos clichês norte-americanos. Você saiu para ir ao trabalho e lá está, a criança chorando.

Este é um dos melhores exemplos para diferenciar culpa e responsabilidade.

Em momento algum, você escolheu encontrar um bebê na porta da sua casa. Você não pediu para passar por essa maldita situação e ainda está atrasado para trabalhar.

Mesmo assim, você sabe que não poderia simplesmente deixar a criança chorando no frio e correndo um enorme risco. Na verdade, o próprio choro do bebê já está começando a amolecer seu coração petrificado e desesperado porque tudo isso significa que você chegará bastante atrasado no trabalho.

Você não tem culpa que algum desnaturado mental, abandonou por qualquer motivo que seja, um bebê na porta da sua casa em um dos dias mais frio do inverno. Entretanto, você sabe ser sua responsabilidade resolver a merda que outros fizeram.

E então, você decide levar o bebê para as autoridades...


Se pararmos para pensar, apesar dessa situação hipotética e exagerada do abandono de um bebê e no final de tudo você precisar resolver a merda que outras pessoas fizeram, isso se traduz a uma verdade imutável que nos deparamos constantemente durante nossa vida:

"Somos responsabilizados por coisas que não temos culpa".


Infelizmente, é algo imutável. Ao menos, não acredito que do dia para noite todos os seres humanos vão atingir a maturidade mental e passarão a assumir as merdas que constantemente fazem durante suas existências.

De certa forma, pensar sobre tudo isso também deveria quebrar uma espécie de "mal-entendido" na associação de culpa e responsabilidade.

Como demonstrado no exemplo, não é porque a culpa não foi sua em ter um bebê na porta de casa que a responsabilidade de resolver essa situação não está nas suas mãos.

Em outras palavras, tomar a responsabilidade de resolver algo não é o mesmo que ser culpado pela situação. Isso retorna para a frase inicial desse texto: você pode não ter culpa da situação que está vivendo, mas, é sua responsabilidade mudar ela.


Honestamente, você assim como bilhões de outras pessoas passam/passaram por coisas horríveis em suas infâncias, adolescências e na vida adulta. Viver não é uma das tarefas mais fáceis do mundo.

Mas, se você for ficar apenas pensando no quão fudido sua vida está, sempre é bom lembrar que COM CERTEZA, existe alguém em uma situação ainda pior.

De toda forma, por mais duro e idiota que isso possa parecer, como sempre digo, o jogo nunca foi sobre o começo e todos os obstáculos, mas sim, sobre o que diabos você fez com toda essa merda.

Talvez você até leve um esporro do seu chefe por chegar atrasado, porém, você salvou a vida de uma criança e tem uma história incrível e clichê para contar em alguma balada ou colocar na sua biografia.

Todo mundo adora assumir a responsabilidade por tudo de bom e feliz que acontece. Muitas vezes tem até briga por esse crédito. No entanto, assumir a responsabilidade pelos nossos problemas é muito mais importante, porque é daí que vem o verdadeiro aprendizado. É daí que vem o progresso. Culpar os outros é apenas escolher sofrer.


Escrito por: Lucas Garcia

Revisado por: Emilly Oliveira

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @jornadalucasgar

Comments


bottom of page