Há uma gigantesca discussão entre quantidade e qualidade. De um lado, temos os atacantes que gritam "qualidade é melhor que quantidade" e do outro temos pessoas que estão simplesmente ocupadas demais fazendo milhares de vezes aquilo que a qualidade está criticando.
Como falei no artigo "Sobre Ler Rápido", muitas pessoas tendem a criticar leitores que cultivam o hábito de ler diversos livros e com uma velocidade relativamente rápida, dizendo que não estão "aproveitando" a leitura.
No YouTube, muitos tendem a criticar youtubers que publicam uma gigantesca quantidade de vídeos. No Spotify, muitos criticam músicos que postam uma gigantesca quantidade de músicas. Na produção de conteúdo em geral, muitos tendem a criticar aqueles que, de uma forma ou de outra, estão produzindo uma imensurável quantidade de informações para o mundo.
No fim, todas essas críticas sempre se resumem a desculpa de "qualidade" ser melhor que quantidade.
O problema com a discussão "qualidade vs quantidade" é justamente o fato das pessoas acreditarem que essas duas palavras são dois lados diferentes de uma moeda, porém para mim, quantidade é o pré-requisito para atingirmos a qualidade.
Pegando os exemplos citados, tem um Youtuber que acompanho a pelo menos 6 anos. Durante todo esse tempo, ele foi um dos caras que mais gravou vídeos e teve consistência em comparação a outros Youtubers e mais especificamente Yoububers que começaram e faziam parte do grupo dele.
Durante todo esse tempo, enquanto outros diminuíam a quantidade de vídeos gravados, ele aumentava. Sempre buscando trazer o máximo de conteúdo para as pessoas e tentando melhorar.
Dando uma olhada, vi que apenas em seu canal principal ele já publicou mais de 5 fucking MIL vídeos. E no outro, quase 2 mil.
Os resultados? Ele é um dos Youtubers mais famosos do Brasil. Muitos outros da mesma área, reconhecem a qualidade e a garra que esse youtuber tem.
Já no mundo da música, tem um garoto que também acompanho e escuto as músicas geeks e otaku dele a bastante tempo.
Fazendo uma pesquisa rápida, ele tem mais de 200 músicas publicadas, fora as participações especiais em músicas de outros compositores.
Recentemente, ele lançou um gigantesco hit de sucesso que todo mundo, até mesmo pessoas fora do mundo geek, estavam escutando "Plutão VMZ".
Posso citar muitos outros exemplos que criam conteúdo obcecadamente para as plataformas que trabalham. Porém, o que realmente tem de especial e cria uma ligação entre todos eles é a quantidade e persistência resultando em qualidade e sucesso.
Eu realmente acredito que, precisamos abandonar a nossa ideia perturbada de perfeição e qualidade se realmente quisermos nos tornar bons naquilo que tanto almejamos.
Seguindo uma lógica, quando desistimos da ideia de começar a fazer algo bem e focamos em fazer por mais vezes, ao longo do tempo com persistência e repetição, nos tornamos bons mais rápido do que se estivéssemos passando horas e horas concentrados em uma forma de fazer aquilo perfeito.
Se a prática leva a perfeição, focar na prática acelera o processo 100x mais, do que focar na perfeição.
É por acreditar nisso que busco escrever diariamente. Publicar textos diariamente. Produzir o máximo que eu consigo... Mas, isso é assunto para outro texto.
Por fim, para mim, precisamos desistir de fazer as coisas bem para nos tornarmos bons.
Obrigado por ler!
Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
コメント