top of page
Foto do escritorLucas Garcia

O Problema em Errar

Algo que sempre percebi é que aprendo melhor ao fazer a mesma coisa repetidamente e por consequência errando incontáveis vezes. Na verdade, sempre que inicio algo novo, tento fazer aquilo de forma errada algumas vezes no intuito de explorar as possibilidades.

Mas, há um gigantesco problema e peso social com errar, mesmo que uma única vez.


Há alguns estudos científicos no campo neurológico que estudam o processo conhecido como "neuroplasticidade". Esse processo, basicamente, abre as possibilidades para o nosso cérebro aprender e desaprender qualquer coisa.

Nesses estudos, um dos gatilhos mais eficientes que o cérebro utiliza para iniciar o processo de neuroplasticidade e assim aumentar a facilidade no aprendizado são os erros.

Sim, cometer erros durante o estudo, seja de uma habilidade motora como dança, seja aprender química aplicada; é essencial para o aprendizado eficiente.


Apesar de erros serem essenciais para o aprendizado, praticamente todas as pessoas consideram erros como coisas imperdoáveis.

Infelizmente, muitas pessoas já tiveram a experiência ou viram alguém ser rechaçado na escola por errar. Não é atoa que muitos chegam ao ensino-médio com um medo irracional de fazer perguntas para os professores.

O problema com tudo isso? Basicamente, a escola cria uma cultura na sociedade onde errar não é algo permitido e caminho para o aprendizado, mas sim, um ato vergonhoso passível de humilhação pelos demais.


Essa ideia de humilhação, onde, nos sentimos em algum grau "inferiores" aos outros, permanece por toda a nossa vida escondida junto a outras coisas na sombra dos nossos egos.

Pense comigo, o quão doloroso é, quando percebemos que estamos errando muito em algo que acabamos de começar? Isso ainda consegue ser aumentado com outros sentimentos excessivos como o perfeccionismo.

Se pensarmos racionalmente, não faz sentido algum, sermos 100% bons naquilo que acabamos de iniciar, porém, queremos que isso seja diferente.

Tudo isso cria um complexo. Se não estamos dispostos a errar na primeira vez e nas seguintes, como vamos de fato aprender algo? Sem erros, como podemos nos tornar bons naquilo que tanto almejamos?


Esse é o problema com erros. Se realmente cedermos para o medo da humilhação e o rechaço social ao cometer um erro, não conseguiremos aprender nada relevante.

Obrigado por ler!

Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄


Escrito por: Lucas Garcia

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @jornadalucasgar

Comments


bottom of page