top of page
Foto do escritorLucas Garcia

Ninguém Faz Nada Apenas Por Fazer

É difícil conseguir imaginar que existam pessoas que fazem coisas apenas por fazer. Na verdade, parece impossível não existir algo por trás de uma escolha. Mesmo assim, não é incomum escutarmos a frase "fiz apenas por fazer".


Falo isso tanto do ponto de vista psicológico quanto lógico.


Afinal,


Mesmo que a maioria dos humanos sejam seres emocionais que usam a razão para tentar justificar suas escolhas, um motivo puramente emocional ainda é um motivo mais profundo do que "apenas por fazer".

Toda Escolha Tem um Fundo Emocional e Racional

Quando paramos para analisar nossas escolhas, percebemos que todas levam a uma justificativa emocional e/ou racional.


Se em um belo dia acordamos e, ao invés de realizarmos nossas tarefas do 'to-do list', formos assistir séries procrastinando o que precisa ser feito... Ainda é uma escolha emocional que será justificada por algo racional.


"Ah, eu ainda tenho tempo até a data de entrega" — quem nunca pensou/fez isso?


De toda forma, quando damos uma profunda olhada em nossa vida percebemos que desde o chocolate que nós compramos ontem, a escolha do que estudar na faculdade, jogar aquele joguinho até os amigos que temos, seguem essa lógica.


Escolhas emocionais justificadas por algo racional.

E o que Isso Significa?

Se conseguimos concordar nesse ponto, percebemos que a utilização do "fiz apenas por fazer" é uma completa idiotice.


Afinal,


Sempre faremos algo baseado na emoção e justificado pela razão.


Mas, ao contrário do que muitos vão pensar, essa informação não é algo ruim ou completamente inútil. Na verdade, perceber que ninguém faz nada apenas por fazer pode ser uma gigantesca vantagem.

Por que uma vantagem?

Saber que ninguém faz nada apenas por fazer é saber que também não fazemos escolhas de forma aleatória.


Isso significa que, mesmo nossas escolhas como a procrastinação citada anteriormente, não é aleatória. Pode ir tanto do extremo onde somos pessoas que realmente adoram procrastinar qualquer serviço até o extremo de que isso é um aviso.


Um aviso que o trabalho/coisa que temos para fazer não é algo que realmente amamos. Pode ser um meio, mas não, o que realmente queremos.

Quando se Trata dos Outros?

Quando se trata de outras pessoas, o mesmo deveria ser considerado. Sempre que escutar alguém dizendo que fez algo apenas por fazer, não enxergue o que ela está dizendo, mas sim, as razões dela.


Isso pode dar desde uma vantagem relevante ao descobrir suas verdadeiras intenções até um entendimento mais aprofundado a respeito dela.

É considerando todas essas coisas que tenho a opinião de que ninguém faz nada apenas por fazer e saber disso pode ser extremamente útil.

Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha.  Aqui o link para compartilhar com seu amigo:  https://www.lucasgarciajornada.com/post/ninguem-faz-nada-apenas-por-fazer   

Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia

Me siga no twitter: @olucasgarcia_

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkedIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page