Quem nunca se questionou com vários "e se's", após tomar uma decisão e ela se provar errada?
Questionamentos como "e se eu tivesse escolhido aquele emprego ao invés do meu atual?" ou até, "e se eu tivesse escolhido aquela pessoa ao invés dessa?", aparecem com regularidade em nossas mentes. Para muitos, chega a ser uma experiência intensa que pode levar até mesmo a um surto.
De toda forma, existe uma ideia que será muito útil para superar momentos como esse.
| O Que é A Tirania dos Supostos?
Antes de tudo é importante entendermos o que são esses pensamentos de "e se's".
Basicamente, eles são chamados de pensamentos contrafactuais ou conhecidos como "A Tirania dos Supostos". A palavra "contrafactual" tem como significado "contrário ao fato", ou seja, algum resultado que aconteceu no mundo real que, poderia ser mentalmente mudado ao decidir algo diferente antes do ocorrido.
Em outras palavras, é a criação de representações mentais de versões alternativas para o passado.
| Para que Isso Serve?
Por mais estranho que pareça, pensamentos contrafactuais não são de todo ruins.
Boa parte das pessoas tende a usar esses pensamentos de forma afetiva, isto é, algo orienta a pessoa a ter diferentes sentimentos diante do ocorrido. Ou de forma preparatória, isto é, a pessoa utiliza dessas representações mentais para agir diferente em situações semelhantes que podem acontecer novamente.
De forma resumida, os pensamentos contrafactuais são como nós aprendemos a lidar com diversas situações, tanto do espectro emocional quanto no aprendizado para tomada de novas decisões.
Porém, como qualquer outra coisa no mundo, o exagero e desvio acarreta sérios problemas.
| O Problema Dos Pensamentos Contrafactuais
Em um mundo ideal, todos ficaríamos apenas com a parte boa emocional e de aprendizado dos pensamentos contrafactuais.
Infelizmente, isso não é o que acontece em muitos casos. Pessoas com um alto senso de responsabilidade (tanto boa quanto ruim), culpa, traços de depressão e até mesmo com baixa autoestima tendem a intensificar e desviar do lado bom em ter pensamentos contrafactuais.
Literalmente, os "e se's" tornam-se pesadelos que atrapalham a vida.
| Como Superar a Tirania dos Supostos?
Existem várias maneiras que as pessoas sugerem para superar o pesadelo de "e se's".
A mais efetiva e lógica que consegui encontrar veio de um anime chamado Shingeki no Kyojin, demonstrada por um personagem com o nome de Levi Ackerman.
Basicamente essa ideia se baseia na constatação óbvia de que para cada escolha que fazemos, usamos a experiência, informação, recursos e intenções disponíveis para nós naquele momento. Tudo que pensamos posteriormente a isso, é algo imaginativo. São possibilidades em um campo imaginário que SEMPRE serão irreais.
Ou seja,
A culpa e o arrependimento de não ter escolhido X ao invés de Y não existe quando lembramos que, naquele momento, Y era a escolha mais "correta" baseada em tudo que vivemos.
Qualquer outra coisa posterior ao que ocorreu, transcenderia as possibilidades que estavam disponíveis para nós.
Outra opção viável para resolver isso é lembrar como as coisas poderiam ser piores se não tivéssemos feito nossa escolha. Lembrar que, por mais ruim que nossa escolha seja, ela poderia ser muito pior.
| Finalização e Sugestões
Escrevi esse texto com o propósito de introduzir, explicar e sugerir uma solução para os pensamentos contrafactuais que assombram tantas pessoas. É válido lembrar que não entrei em detalhes técnicos e não me aprofundei no assunto.
Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.
Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos, redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.
Esses são alguns textos que você vai adorar ler:
Essa é uma pesquisa que usei como base para esse texto:
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
Comments