top of page
Foto do escritorLucas Garcia

Onde estão os Aliens?!


Vivemos em um Universo imenso.

Milhões de anos-luz de extensão, milhões de galáxias, trilhões de estrelas e muito provavelmente trilhões de planetas.

Nossa história com as estrelas começaram há muito tempo. Nossos antepassados já as observavam e a elas atribuíam diversos significados. Diversas religiões surgiram cultuando astros de nossas redondezas e pontos brilhantes no céu.

Pouco a pouco, nosso conhecimento se desenvolvia, até que em 1969, o primeiro humano pisou na lua.

Finalmente, depois de 50 mil anos, o primeiro humano saiu e pisou fora de seu planeta natal.

Deste ponto em diante, diversos outros marcos foram alcançados, porém, um em especial ainda não foi atingido:

A comunicação com outras formas de “vida inteligente”.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que já descobrimos ao menos vida microbiana em outros planetas, isto é um grande equívoco.

De maneira geral, em mais de 50 anos de “exploração” espacial, ainda não conseguimos identificar nenhuma outra forma de vida fora do planeta Terra. Essa questão no leva a questionar: se o Universo é tão grande, onde estão os outros? Por que ninguém entrou em contato conosco? Estamos sozinhos no Universo?

É aqui que começa o assunto principal deste texto.

O paradoxo de Fermi.

Esse paradoxo diz que existem 2 principais motivos para até hoje não realizamos nenhum contato com outros seres.

A primeira hipótese é que de fato existem “aliens”, porém de certa forma são “avançados” e possivelmente não possuímos a tecnologia necessária para falar com eles ou simplesmente eles não possuem nenhum interesse em falar conosco.

A segunda hipótese diz que simplesmente ainda não existem civilizações avançadas, devido a um “Grande Filtro”.

Esse “Grande Filtro” é basicamente uma barreira que impede/dificulta, a evolução de uma civilização planetária, ou seja, presente em seu próprio planeta, para uma civilização galáctica, ou seja, que possui “acesso” a toda sua galáxia.

Mas qual é essa barreira?

Não se sabe ainda.

Na melhor das hipóteses, essa barreira seria o próprio surgimento da vida. Talvez sejam extremamente raras as condições ideais para o surgimento da vida e por fim o seu desenvolvimento até alcançar a “inteligência”.

Esse seria o melhor dos cenários, já que só existem 2 opções de posição para estarmos.

Ou o “Grande Filtro” ficou para trás de nossa civilização (primeiro cenário) ou está logo adiante.

Se quisermos algum dia saber se já passamos desse “Grande Filtro”, precisamos encontrar algum resultado que se enquadre como raro de se encontrar e bastante demorado para acontecer.

Por exemplo, podemos observar o salto que seres procarióticos fizeram para eucarióticos. Essa transição demorou cerca de 1,8 bilhão de anos (bastante demorado) e até onde se sabe, só ocorreu uma única vez (bastante raro).

Então, caso já tenhamos passado o filtro, significa que possivelmente temos um grande futuro pela frente, como uma possível civilização galáctica.

Porém, ainda temos a segunda possibilidade. Ainda não passamos o “Grande Filtro”.

Para esse filtro, talvez exista alguma coisa que ainda não conhecemos, que ao chegar em um determinado ponto, destrói completamente nossa civilização.

Talvez a conquista do poder nuclear em uma sociedade seja seu próprio filtro ao se auto-destruírem.

Uma evidência para essa hipótese, seria o “achamento” de alguma civilização com o mesmo nível de tecnologia que o nosso; o que nos levaria a crer que existem outras, porém, acontece algo para que ela não consiga “conquistar” a galáxia. Isto significaria que o filtro está próximo.

Sendo bem sincero, qualquer uma dessas opções me deixam extremamente animado. Em especial, a ideia de estarmos sozinhos no Universo me faz pensar que apesar de sermos seres “insignificantes”, seríamos os predecessores de seres que nem conseguimos imaginar.

Enquanto pensar que já passamos do grande filtro e que algumas poucas sociedades também conseguiram, me deixa extremamente curioso.

E para você, estamos sozinhos no Universo?

“Se não existe vida fora da Terra, então o Universo é um grande desperdício de espaço.”

- Carl Sagan


Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Originalmente publicado:lucasgarciajornada.com

Comments


bottom of page