A maioria das pessoas adora começar novos hábitos, projetos e trabalhos quando estão animadas e cheias de energia.
Quem nunca tomou a decisão de acordar cedo todos os dias em uma bela noite de domingo? Ou disse sim, para um convite em um momento de pura euforia e animação? De toda forma, para mim, quando estamos nesse estado a pior coisa que poderíamos fazer é começar algo novo.
Isso porque em 97% dos casos, acabamos falhando em cumprir aquele hábito ou nos arrependendo de ter dito sim.
| O Que a Fome Nos Ensina Sobre a Animação
Um princípio básico que tenho em minha vida é nunca tomar decisões de barriga vazia.
Tenho esse princípio porque sei como boa parte dos humanos (inclusive eu) ficam estressados quando estão com fome. Tal estresse, tem um GIGANTESCO poder de bagunçar nossos pensamentos e nos levar a tomar péssimas decisões.
Além disso,
Outro problema que a fome nos causa é o desespero por comida. Quem nunca foi a um restaurante faminto, encheu o prato e acabou comendo apenas a metade de tudo aquilo que colocou? Ou mesmo, foi ao supermercado (com fome) e acabou comprando mais coisas do que deveria?
Esse são os eventuais problemas que o sentimento de fome tende a nos causar.
Ficamos categoricamente cegos e desesperados para preencher esse buraco em nosso estômago. Tão cegos que, nem nos importamos se realmente vamos comer tudo o que colocamos.
Pode não parecer, mas, a animação tem o mesmo resultado que a fome.
| Por que a Animação Tem o Mesmo Resultado que a Fome?
Tanto o momento em que estamos animados quanto o que estamos famintos, nós ficamos cegos.
Se lembrarmos de quando estamos eufóricos e animados, vamos perceber o sentimento comum de que podemos fazer e conquistar qualquer coisa. Literalmente, planejamos e criamos metas que são impossíveis até mesmo para 2 de nós.
E, se você já experienciou isso mais vezes do que pode contar, vai lembrar que nunca terminou bem, afinal, sentimentos de euforia e animação são extremamente passageiros.
Em outras palavras, a animação e a fome nos cegam através de uma enxurrada de hormônios. Quando se é a fome, nos deixa estressados e nos leva a buscar o máximo de comida possível. No caso da animação, é como se pudéssemos fazer em um dia tudo aquilo que não fizemos em um ano.
E o principal problema com isso é que, ninguém fica ultra animado por mais de 3 dias.
| Por Que NUNCA Começar Algo Novo Quando Estamos Animados?
Tudo isso me traz a um segundo princípio básico que tenho para a vida, nunca começar algo novo quando estou animado.
Assim como a fome nos cega elevando nosso estresse e fazendo com que fiquemos desesperados por colocar mais comida no prato ou comprar produtos inúteis... Começar algo novo em um momento de euforia e animação é a receita para falhar e se arrepender.
Afinal, estamos em um estado onde nos sentimos como verdadeiros super-heróis.
Infelizmente, não são todos os dias que esse sentimento se faz tão presente. Na verdade, é extremamente raro que nossa animação permaneça em seu pico por mais de 3 dias seguidos e seja frequente em nossas vidas.
| E o Que Fazer Com o que Pensamos Nos Momentos de Animação?
Momentos de animação e euforia são horríveis para tomarmos decisões.
Por outro lado, quando estamos nesse estado temos ótimas ideias e alguns de nossos desejos mais profundos são revelados. Tudo que precisamos é usar esses dois fatos ao nosso favor.
Minha sugestão aqui é escrever tudo aquilo que queremos, sem fazer promessas. Literalmente, colocar no papel todos os possíveis novos hábitos que estamos pensando, projetos que queremos criar, trabalhos adoraríamos aceitar e até os convites que estamos tentados a dizer sim.
Como frisei anteriormente, o sentimento de animação não dura mais do que 3 dias (na maioria das vezes no outro dia já acabou).
Quando esse pequeno prazo passar, dê uma boa olhada em tudo que você escreveu. Se mesmo após a euforia do momento acabar sua vontade for de começar um novo hábito ou dizer sim para aquele convite... Então, ai está sua verdadeira resposta.
Fazer isso diminuí consideravelmente as chances de se arrepender e até mesmo falhar no novo hábito que quer começar.
Afinal,
Foi uma decisão tomada em um momento neutro ou até ruim da sua vida. Sem todos aqueles sentimentos e hormônios de felicidade para te cegar.
| Finalização e Recomendações
Esse texto foi escrito com o propósito de explicar meu princípio e crítica a começarmos coisas novas em momentos recheados de animação e euforia.
Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.
Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos, redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.
Esses são alguns textos que você vai adorar ler:
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
댓글