top of page
Foto do escritorLucas Garcia

Por Que Você Deveria Escrever

Um fenômeno que ocorre toda vez quando começo a conversar com uma pessoa nova é, em poucos minutos de conversa, sugerir que ela comece uma relação com seu bloco de notas e posteriormente publique para o mundo inteiro ouvir suas palavras mais profundas.


Sou um pouco suspeito para falar sobre escrita. Não consigo lembrar quando foi a última vez que deixei de escrever em meu dia. Literalmente, durmo e acordo escrevendo ou revisando meus livros. Publico textos diariamente. Gosto de fazer uns tweets. E, me arrisco com algumas postagens no Instagram (essas ainda são raras).

Fazer tudo isso me entrega algo essêncial que todos nós buscamos: clareza nos pensamentos.

Quando começamos a escrever, ou mais precisamente, externalizar nossos pensamentos para uma folha de papel ou bloco de notas, automaticamente tendemos a "clarificar" nossas ideias quanto aquele determinado assunto.

Não é incomum, por exemplo, vermos pessoas desabafando seus sentimentos através da escrita e posteriormente, acalentando seus corações.

O que ocorre nessa situação é a clarificação dos "sentimentos" dessa pessoa para ela mesma.


Agora imagine buscar essa clareza não apenas em nosso emocional, como também, para qualquer ideia, pensamento ou opinião que tenhamos.

Isso é algo que a escrita consegue proporcionar para qualquer pessoa: clareza nos pensamentos.

Por consequência, quanto mais clareza temos a respeito de uma determinada coisa, mais aptos estamos para falar sobre ela.

Existe uma entrevista com o Neil deGrasse Tyso, um astrofísico norte-americano muito famoso por sua voz, forma de falar e pela série chamada Cosmos.

Nessa entrevista ele basicamente diz:


"Dificilmente digo uma frase em público sem que, ao menos uma única vez, eu não tenha escrito antes"

No contexto da entrevista, ele conta que as pessoas o elogiam por falar de forma poética e simples ao ponto que todos conseguem entender (ele fala sobre física).

Como atribuído na frase acima, ele responsabiliza parte da oratória e entendimento do assunto a própria atividade de escrever.


Acredito na exata mesma coisa. Quanto mais você escreve sobre um determinado assunto/emoção maior será seu entendimento.

Suas ideias outrora bagunçadas e avulsas, se transformam em organizadas e diretas. Algo essencial para qualquer apresentação em público.

Além de tudo isso, escrever te leva a adquirir novos conhecimentos.

Sim.

Desenvolver o hábito da escrita, mesmo que seja apenas sobre o emocional ou área de trabalho, te leva a descobrir novos conhecimentos.


Sejam eles, práticos no estilo física; biologia; química e matemática... Ou pessoais, aprendendo sobre você mesmo; a forma como enxerga o mundo; as coisas em que acredita...


Essas três justificativas complementares, conseguem contemplar um pouco do univeros existente na escrita.

É por essas e outras que sempre sugiro para as pessoas começares a escrever.



Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas cosias levam tempo haha. 
Aqui o link para compartilhar com seu amigo que não gosta de livros:
https://www.lucasgarciajornada.com/por-que-voce-deveria-escrever   

Escrito por: Lucas Garcia

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @jornadalucasgar

Comments


bottom of page