top of page
Foto do escritorLucas Garcia

TikTok vs China

O aplicativo mais baixado de 2020, introduz em sua versão chinesa, um limitador de tempo com 40 minutos de duração para adolescentes com até 14 anos. Além disso, será vedado o acesso ao aplicativo entre as 22h até as 6h.


Dia 18 de agosto, publiquei o artigo "Governo Chinês Ataca, O Que Está Acontecendo Com o TikTok?". Nele, falei como o #GovernoChinês estava adquirindo uma participação minoritária na empresa controladora do TikTok, a ByteDance, e argumentei que a suposta declaração de que "nada irá mudar" apresentada pela mídia chinesa, era comparada a qualquer medida temporária do governo, nunca tem fim.

Para concretizar minhas suspeitas, ontem, dia 20 de setembro, o TikTok anunciou a limitação no tempo em que adolescentes até os 14 anos podem passar no aplicativo, além de um limitação no horário de acesso.

Por óbvio, alguns analistas disseram que esta é uma medida proativa da empresa antes que o #GovernoChinês faça uma regulamentação igual à realizada no mundo dos games.

Entretanto, o mesmo argumento, é apenas uma especulação já que a empresa não realizou nenhuma declaração quanto a essa medida.

Além disso, mesmo utilizando o argumento de que foi uma atitude voluntária da empresa, torna-se questionável já que foi influenciada de forma indireta pelo próprio governo.

É quase como se um ladrão apontasse uma arma na cabeça de uma pessoa, solicitasse carinhosamente todos seus pertences e argumentasse para a polícia que a pessoa entregou tudo de forma voluntária.


Por lógica, também não podemos descartar a gigantesca possibilidade de o #GovernoChinês, recente acionista da ByteDance, está colocando suas garras no controle geral da empresa.

Em outras palavras, esta medida não passaria de uma decisão do próprio #PCC realizando uma regulamentação indireta.

De toda forma, isso é mais uma vez, o #PartidoComunistaChinês demonizando e buscando o controle geral de qualquer propriedade supostamente privada na China.

Este pode ser o primeiro passo para medidas como censura na plataforma, proibição de pessoas LGBTQI+, debates sobre visões diferentes dos controladores da #China sejam implantadas assim como estão sendo/foram no mainstream chinês.

Esse é mais um capítulo na novela chinesa. Atualmente há diversos outros problemas relativamente maiores ocorrendo no país e fazendo com que coisas pequenas como essa passem despercebidas, porém, ressalto que é mais um indicativo de algo grande que está para acontecer.


Hoje, o #PartidoComunistaChinês, está atacando coisas "pequenas", supostamente irrelevantes e de forma sorrateira.

Amanhã, não deverá ser uma surpresa se toda e qualquer empresa privada for estatizada, passando completamente para as mãos dos líderes do #PCC.



Escrito por: Lucas Garcia

Revisado por: Emilly Oliveira

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @jornadalucasgar


Referências:

Comments


bottom of page