Por mais contraditório que isso seja, os mais livres são os mais disciplinados.
Pessoas disciplinadas são conhecidas justamente por seguirem um conjunto de regras auto impostas independente de qualquer coisa aplicando-as com constância. São as pessoas que tendem a restringir suas vontades de curto-prazo pensando no prêmio de longo-prazo.
Mas, como diabos alguém assim poderia ser livre?
Sempre que alguém novo me conhece e descobre que nos últimos 3 anos eu acordei todo santo dia no mesmo horário e praticamente dormi no mesmo horário, ficam admirados.
Me questionam do porquê eu ser tão restrito a esses horário e minha resposta é sempre que "é mais fácil assim".
Digo isso não pensando na restrição que isso me causou, mas, na liberdade que me deu em saber a quantidade exata de horas que preciso ter de sono todas as noites; a liberdade de poder planejar o meu dia, tendo em mente o horário que vou dormir e acordar; a liberdade em ter certeza de que não vou ter insônia como muitas outras pessoas têm.
No meu exemplo pessoal, escolhi perder a liberdade em dormir/acordar nos horário aleatórios e escolhi ficar com as outras liberdades que essa decisão gerou.
Do ponto de vista prático, sinto que verdadeiramente me tornei mais livre depois que fiz essa escolha, afinal, todas as outras pessoas lutam constantemente com insônia, horas mal dormidas e a incerteza se no outro dia estará descansada ou não.
Para mim, isso tudo ficou em um passado distante.
Se eu pudesse resumir o porquê de pessoas disciplinas serem as mais livres, diria que está na escolha que nós fazemos em detrimento das outras.
A própria definição de vida está ligada a escassez que ela possui, isto é, a morte. Em outras palavras, todos nós possuímos um tempo limitado nesse planeta.
Isso significa que precisaremos escolher coisas que queremos em detrimento de coisas que não queremos.
Por exemplo: quero ser médico, atleta olímpico, policial e astronauta.
Em uma situação como essa, todos podemos concordar que essa pessoa precisará abrir mão de um desses desejos para conseguir alcançar os outros.
Seja o de ser médico e passar a juventude treinando e se tornar um atleta olímpico; seja o de ser atleta olímpico e passar a juventude estudando medicina, física e posteriormente ser policial.
Ou seja, assim como no exemplo, precisamos abrir mão de coisas, afinal, nosso tempo é escasso. Isso também inclui decisões que tomamos diariamente em nossas vidas.
Seja, escolhas ser vai comer de forma saudável, ou não;
Seja, escolher se vai assistir aquela série ao invés de fazer os deveres;
Seja, escolher se vai fazer o que precisa ser feito ou procrastinar.
Pessoas disciplinadas são mais livres por terem a certeza de vão fazer o que precisa ser feito independe de qualquer coisa, focadas em seus objetivos.
Pois,
Elas sabem o quão escaço é o tempo.
A liberdade está no autolimite porque quando sabemos quais eles são, ou melhor dizendo, quando sabemos o que queremos, tudo que precisamos fazer é focar em alcançá-los.
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha. Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/a-liberdade-esta-no-limite
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Kommentare