top of page
Foto do escritorLucas Garcia

O Doce Veneno do Curto Prazo

economia até a vida, o veneno do pensamento de curto prazo assombra e corrói as pessoas. É assim como deveríamos ver majoritariamente o pensamento pautado no curto prazo. Um doce veneno que mata e gera incalculáveis prejuízos aos indivíduos.


Não falo isso da boca para fora.


Historicamente o pensamento de curto prazo vem gerando problemas colossais para os indivíduos, sociedade e humanidade. Esse pensamento aliado a justificativa de 'salvar o mundo', foram bases das piores guerras, mortes, falências e fracassos já presenciadas.


Mas, como qualquer bom veneno, seu gosto é equiparável ao mais doce mel.

O Que é o Pensamento de Curto Prazo?

Em cada um dos campos, seja vida, economia, negócios, relacionamentos e quaisquer outro, podemos definir o pensamento de curto prazo usando exemplos específicos.


Quem nunca escutou aquela frase do 'amanhã você pode morrer, por que guardar dinheiro?'; ou preferiu quebrar a dieta, afinal, é só dessa vez; e até mesmo apoiou políticas econômicas populistas porque 'resolveria' um problema rapidinho?


Todas essas situações caem na ideia de sacrificar ganhos e resoluções futuras por aperitivos e fita-crepe presentes.


Em outras palavras, o pensamento de curto prazo é o sacrifício do futuro em detrimento de desejos no presente. É a constante escolha do agora, sem pensar nas relevantes consequências no futuro.

E Qual é o Problema Disso?

Mesmo sendo uma comparação esdruxula, estatisticamente a clássica fala "e se eu morrer amanhã", não faz sentido algum. Digo isso porque a expectativa de vida atual é de 70 anos.


Por lógica, guiar-se pela remota possibilidade da morte quando a da vida é comparativamente maior, seria uma idiotice pregada pelo pensamento de curto prazo.


Tanto é que, como citado no artigo '3 dicas Para Começar Sua Organização Financeira Pessoal', um dos maiores arrependimentos de pessoas mais velhas está em não ter guardado dinheiro na juventude ou se planejado financeiramente.


Na época de suas escolhas, foi uma bebida doce e saborosa. Mas, posteriormente, se provou uma bebida com altos custos, amarga e quase mortal.


Mas, isso não é tudo.


Há repetidos exemplos e provas de como o pensamento de curto prazo acaba 'resolvendo' um problema com fina-crepe hoje, tornando-se um assustador monstro no futuro.

Em Especial, Basta Olharmos Para Argentia

Um país que outrora já foi uma das maiores economias do mundo, atualmente, após uma sucessão de políticas focadas exclusivamente no curto prazo como congelamento de preços, aplicação de ideias keynesianas, aumento da máquina estatal e uma série de outras, levaram ao país a ter uma inflação de 50%, desabastecimento e diversos outros problemas sociais e econômicos.

Tudo isso causado pela escolha de pessoas que são incentivadas a pensar exclusivamente no curto prazo, afinal, a eleição está sempre a curtos 4 anos.

Ou, Podemos Olhar Para a China

Na década de 80, o país estava diante de um problema com abastecimento e tamanho crescente da população. A ideia genial sugerida pelo governo foi a proibição de mulheres terem mais do que um único filho. [A política de um único filho]


Nos dias atuais, mesmo com o final da política de único filho, a população permanece se auto limitando na quantidade de novos filhos.

Isso já está criando um novo 'problema' para o governo.

Inclusive, é importante ressaltar que a crise de abastecimento e fome iminente na década de 80, foi resultado da famosa Grande Fome de Mao. A mesma, foi resultado direto de uma série de escolhas focadas no pensamento de curto prazo e salvar a humanidade por Mao Zedong.

O Doce Veneno do Curto Prazo

Todas as nossas escolhas geram consequências. Pense exclusivamente pelos olhos do curto prazo e sinta o prazer do mel envenenado ao sacrificar o futuro pelo presente. Dá economia até a vida, o veneno do pensamento de curto prazo vai assombrar e corroer as pessoas gerando prejuízos e percas incalculáveis.


Esse é o doce veneno do curto prazo.


Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha.  Aqui o link para compartilhar com seu amigo:  https://www.lucasgarciajornada.com/post/o-doce-veneno-do-curto-prazo     

Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia

Me siga no twitter: @olucasgarcia_

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkedIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page