top of page
Foto do escritorLucas Garcia

Sobre a Obsessão por Aprender

Existem poucas coisas das quais sou obcecado. Entre elas está aprender. Sou obcecado por adquirir um novo conhecimento, seja através da forma clássica (sentar e estudar) até pela mais divertida, através de experiências.

É um pouco clichê falar que sou obcecado por aprender.


Se pararmos para pensar, esse é o tipo de obsessão que todas as pessoas gostariam de ter, afinal, quem não gostaria de ter um amplo conhecimento em variadas áreas?

Porém, assim como qualquer outra coisa, existe um custo.

Os humanos possuem o péssimo costume de esquecer que todas as coisa tem um custo. Esquecemos constantemente e em todas as áreas que não existe almoço grátis. De uma forma ou de outra, pagamos um preço por cada escolha que fazemos na vida.


Esse preço se estende pelo quesito monetário, pagamos dinheiro; social, pagamos horas de atenção e afeto; mental, ocupamos nossa mente com aquilo; e qualquer outro que alguém consiga pensar.

De uma forma ou de outra, esses preços sempre terminam no "preço cronológico".

Ou seja, o tempo limitado que temos de vida, nos fazendo escolher X ao invés de Y.

E o que isso tem haver com ser obcecado por aprender ou qualquer outra obsessão?

Bem, quando somos obcecados por algo, seja aprender ou ir para academia, estamos fazendo uma escolha.


Não qualquer escolha.

Mas, a escolha de gastar um tempo desproporcional naquela obsessão em detrimento a todas as outras coisas que fazemos em nossa vida.

Para mim, esse é o primeiro ponto que define obsessão: o tempo desproporcionalmente maior que gastamos com uma coisa.

Isso me traz ao ponto negativo de buscar obcecadamente ter um variado campo de conhecimento: é algo que requer muito tempo, além de, impedir o aprofundamento em determinados campos.


Em outras palavras, por mais que aparente ser vantajoso a obsessão por aprender, é apenas uma camuflagem para os custos que ela traz:

  1. Não conseguir se aprofundar em várias coisas;

  2. A necessidade de gastar muito tempo com isso.

E quanto a parte boa de ser obcecado por aprender?

Como falei, ser obcecado por aprender não é a minha única obsessão. Além dela, sou obcecado por escrever.

Ou, de forma ampla, sou obcecado por comunicação.


Se observarmos todo meu site, algo perceptível é um variado amontoado de textos com diversos temas e conteúdos diferentes.

A coisa responsável por isso é ambas as obsessões, escrever e aprender, trabalhando juntas.

Se formos ainda mais afundo nesse exemplo e observamos os conteúdos específicos de cada um dos meus textos, podemos observar que utilizo sempre dos meus conhecimentos "gerais", como uma forma de exemplificar as coisas que escrevo.

Combinando isso, consigo deixar assuntos complexos em algo fácil de ser entendido.

Em outras palavras, os pontos positivos em ser obcecado por aprender é a junção dessa obsessão com a escrita, criando um complemento que facilitam a comunicação de minhas ideias para outras pessoas.

Sobre a obsessão por aprender.

Diria que gosto de como tenho juntado minha obsessão por aprender coisas novas e minha obsessão por escrever.

Além do complemento direto com a escrita, escrever sobre as coisas que tenho aprendido é uma forma de me aprofundar ainda mais em ambas as obsessões.


Por mais que ser obcecado por essas duas coisas não seja algo que vale a pena para muitas pessoas, devido ao custo que isso tem, no meu ponto de vista, acho extremamente divertido.


Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha.   Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/sobre-a-obsessao-por-aprender  

Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Originalmente publicado:lucasgarciajornada.com

Comments


bottom of page