Acabei de passar os últimos 30 minutos apenas jogando uma moeda para cima, escutando música e pensando.
Durante esses breves minutos que fiquei completamente sozinho fazendo essas 3 coisas, tive uma constatação de algo que já sei sobre mim há muito tempo: foram minutos mais prazerosos do que muitas conversas que tive no decorrer dessa semana.
Em outras palavras, eu sou a própria definição de "pessoa introvertida", apesar de não curtir muito me dar definições.
Acredito que pessoas "introvertidas" são as mais fáceis de serem confundias com qualquer outra característica social negativa. Por exemplo, muitos acham que pessoas introvertidas são necessariamente antissociais e tímidas.
Porém, acredito que se pudermos realmente definir de forma direta uma pessoa introvertida ou extrovertida, a melhor forma seria pensando no social.
Partindo desse ponto, eu utilizo a frase do Simon Sinek que resume essa novela como: pessoas extrovertidas ganham energia interagindo com outros enquanto pessoas introvertidas perdem energia interagindo com outros.
Essa definição "simplória" não necessariamente dá um conceito certeiro para identificar pessoas introvertidas ou extrovertidas. É apenas uma forma simples de ir direto ao ponto.
Isso significa que podem existir pessoas introvertidas que não são tímidas, pessoas extrovertidas que são tímidas e uma série de variações que de algum modo se relacionam com a definição dada acima.
Ser introvertido é algo um pouco mais complicado do que ser extrovertido, na minha humilde opinião. Ah, claro que isso pensando do ponto de vista social haha.
Quando você é introvertido, as pessoas tendem a assumem, obrigatoriamente, que você também é tímido; tem algum grau de arrogância; é antissocial; não gosta de pessoas; odeia conversas e uma série de outras coisas.
Confie em mim, toda vez que alguém me conhece, percebo atitudes ou até escuto falas que se enquadram no que acabei de escrever.
Isso quase sempre torna uma primeira impressão de mim ou de qualquer outra pessoa com um grau médio/alto de introspecção levemente ruim.
Em compensação, ser introvertido também tem suas vantagens sociais... Uma delas eu acabei citando nos parágrafos acima é conseguir perceber as atitudes/sentimentos/expressões das pessoas de forma muito mais fácil que pessoas extrovertidas.
Nós introvertidos, em algum grau, evitamos tanto conversas superficiais e gostamos tanto de ficar em nosso "mundinho de pensamentos" que ganhamos a habilidade aperfeiçoada de observar as outras pessoas e o ambiente. É essa habilidade que faz de nós tão atentos as atitudes/sentimentos/expressões dos outros que nos cercam.
Falando mais especificamente sobre mim, gosto de conversar com outras pessoas; não sou tímido ou tenho problema para falar em público; não sou necessariamente antissocial...
Porém, gosto mais de escutar as pessoas do que realmente falar; sou de poucas palavras; preciso de mais tempo sozinho do que acompanhado e adoro viver nos meus mundinhos (livros que escrevo, textos e pensamentos).
Para finalizar, se você está procurando entender um pouco mais da sua própria personalidade (obs: introvertido/extrovertido é apenas uma parte dela), recomendo muito que faça um teste de MBTI.
Para mim é o teste mais certeiro quando o assunto é personalidade e ele consegue te dizer se você é introvertido ou extrovertido além de uma série de outras coisas.
Obrigado por ler! Se quiser algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos... Essas cosias levam tempo haha.
Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments